Search
Close this search box.

Marketplaces para o agronegócio: como o comércio digital está revolucionando o setor

25 de janeiro de 2024

Além de aumentar as vendas do segmento, a estratégia tem baixo custo e permite alcançar melhor o público agrícola especializado
Compartilhe no WhatsApp
Marketplaces para o agronegócio: como o comércio digital está revolucionando o setor

Assim como na maioria dos setores, o agronegócio também tem sido beneficiado pelos marketplaces. Segundo uma pesquisa realizada pela McKinsey, 71% dos agricultores usam canais digitais em sua jornada de compras, seja para comprar e vender seus produtos ou para pesquisar preços em plataformas de compras e de mensagens instantâneas.

As vendas por marketplaces são uma oportunidade para impulsionar a eficiência, a competitividade e a sustentabilidade do agronegócio, fortalecendo ainda mais o papel do Brasil como um líder global nesse setor.

Os usuários têm à disposição um ambiente virtual onde os vendedores podem criar perfis próprios e listar produtos e serviços, facilitando a conexão com potenciais consumidores.

“É interessante dar aos agricultores a oportunidade de navegar pelos diferentes produtos, comparar preços, ler avaliações de outros consumidores e realizar suas compras diretamente na plataforma. Especialmente no agronegócio, que lida com maquinário pesado e de alto custo, ter à mão as revisões de outros compradores e poder contar com os detalhes de cada máquina é um grande facilitador para a escolha adequada”, afirma Matheus Pedralli, CEO da Omnik, empresa da FCamara especializada em transformar e-commerces em marketplaces escaláveis.

As vantagens de utilizar marketplaces no agronegócio são inúmeras; a seguir estão as principais, de acordo com Roberto Monfort, diretor da vertical Multisector na FCamara.

Aumento das vendas

Como esse modelo de e-commerce reúne diversos vendedores em um único site, ele é capaz de expandir a visibilidade dos produtos. Se um usuário entra no marketplace em busca de um item específico, pode se deparar com outros relacionados e de seu interesse, aumentando também a possibilidade de vendas.

Com esse alcance tão aumentado, os vendedores precisam reforçar detalhes importantes que farão a diferença àqueles que acessarem os produtos, evitando as dúvidas e as rusgas na jornada de compra. “Os preços devem estar corretos, com as descrições dos produtos e fotos adequadas. Isso proporciona clareza de informações e causa a sensação de confiança no comprador, fazendo seu negócio atrativo e à frente da concorrência acirrada”, conta Monfort.

Produtos são destinados a um público segmentado

Diferente das vendas em marketplaces generalistas, ao incluir seu produto em marketplaces agrícolas, você tem a certeza de que os visitantes estão interessados nesse nicho. Assim, os consumidores encontram os itens com mais facilidade e também podem se interessar com mais frequência pelos produtos correlatos.

Soluções de créditos facilitadas 

Por meio do marketplace, é possível ofertar produtos e serviços financeiros para todo o ecossistema do agronegócio como o acesso a crédito para produção agrícola, pecuária, empréstimo pessoal, modalidades de seguros, além de oferta de produtos como máquinas e equipamentos, além da contratação da CPR (Cédula de Produto Rural) digital.

Transparência e confiança nas transações

Em comparação com as operações ao vivo, os marketplaces agro proporcionam maior transparência e confiança nas transações comerciais. “Eles, geralmente, fornecem recursos para que os compradores avaliem os produtos e os vendedores antes de finalizar a compra, permitindo que outros usuários verifiquem a reputação dos sellers e tomem suas decisões munidos de informação. Isso cria um ambiente de confiança e segurança, reduz o risco de fraudes e aumenta a satisfação dos compradores”, conclui Roberto.

Sobre a FCamara

A FCamara, multinacional brasileira, é um ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios integrando visão estratégica com execução inteligente, lado a lado com seus clientes, para proporcionar experiências transformadoras. Com um time altamente especializado, o grupo atua em Transformação Digital, E-commerce & Marketplace, Inovação, Cloud & Cibersegurança, Open Finance & Open Insurance, Data & Analytics e Marketing Digital, junto aos principais players de varejo, saúde, seguros, mercado financeiro, indústria e outros segmentos. Foi eleita 5 vezes a Melhor Empresa na categoria de serviços de e-commerce pela ABComm, reconhecida na categoria Transformação pelo ISG Paragon Awards, líder no quadrante Agile Application Development Projects, no estudo ISG Provider Lens™ Next Gen ADM Services. A empresa também é líder em soluções digitais, considerada a maior empresa de serviços para e-commerce da América Latina. Hoje, o grupo conta com operações no Brasil, Europa e Reino Unido, e mais de 1.000 empresas atendidas em sua história. Saiba mais em www܂fcamara܂com.

Por ASCOM FCAMARA

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

o Dia Mundial das Leguminosas ocorre todos os anos em 10 de fevereiro. São as Nações Unidas que fixaram esta data desde 2019, sendo uma oportunidade para destacar os benefícios nutricionais das leguminosas e a sua contribuição para sistemas alimentares sustentáveis ​​e para um mundo livre da fome.
Além de aumentar as vendas do segmento, a estratégia tem baixo custo e permite alcançar melhor o público agrícola especializado
Os sinais de retomada no consumo indicam uma resposta positiva do mercado às medidas implementadas.
o País caminha para mostrar como a agricultura pode impulsionar ainda mais a captura de CO2 e combater as mudanças climáticas, acelerando o aumento da produtividade.