Mapa abre consulta pública para modernizar operações aeroagrícolas com drones

17 de outubro de 2024

Nova regulamentação visa desburocratizar o processo de registro de operadores e credenciamento de entidades de ensino
Compartilhe no WhatsApp
Mapa abre consulta pública para modernizar operações aeroagrícolas com drones

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) lançou uma consulta pública para revisar as regras que regem as operações aeroagrícolas no Brasil, abrangendo tanto drones quanto aeronaves tripuladas. A iniciativa, formalizada pela Portaria SDA nº 1.187, ficará disponível por 60 dias, permitindo que interessados contribuam com sugestões para aprimorar as normas. A nova regulamentação visa desburocratizar o processo de registro de operadores e credenciamento de entidades de ensino, além de alinhar as regras às tecnologias mais recentes.

A proposta de revisão substituirá as normativas atuais — a Instrução Normativa Mapa nº 2/2008 (para aeronaves tripuladas) e a Portaria nº 298/2021 (para drones). Segundo Uéllen Colatto, chefe da Divisão de Aviação Agrícola, o objetivo é simplificar exigências e melhorar a eficiência na gestão e fiscalização das operações aeroagrícolas.

A revisão das normas estará em conformidade com o novo Decreto da Aviação Agrícola, que deve ser publicado em breve, e com a Lei 14.515/2022, conhecida como Lei do Autocontrole. O coordenador José Victor Torres destacou a importância da participação de diversos setores, uma vez que as mudanças terão impacto significativo nas operações e no ensino voltado para o setor.

As contribuições poderão ser enviadas por meio do Sistema de Monitoramento de Atos Normativos (Sisman) até o término do prazo de consulta, com a deliberação final ocorrendo após a consolidação das sugestões.

Por Canal Rural

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

O dispositivo intravaginal de progesterona, monodose, oferecido pela GlobalGen vet science, no ano passado, tem registrado grande aceitação dos pecuaristas adeptos da inseminação artificial em tempo fixo (IATF).
Por meio da captação de imagens em alta resolução, a Taranis do Brasil viabiliza que os produtores otimizem custos com diagnósticos precisos, identificando mais de 100 espécies infestantes
No fim deste ano deve entrar em vigor o EUDR (European Union Deforestation Regulation). A padronização da rastreabilidade na cadeia produtiva é essencial para garantir o acesso dos produtos brasileiros ao mercado europeu.
Tecnologia acessível: tese da UFLA propõe uso de câmeras de smartphones para avaliar qualidade de azeites de oliva de forma sustentável e econômica.