O AGRONEGÓCIO MAIS PERTO DE VOCÊ

Mais tecnologia aplicada no campo

No Mato Grosso, mulheres buscam capacitação tecnológica para melhorar atuação profissional no campo
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Áudio

Com os olhos na tela e a mão nos comandos, profissionais de Mato Grosso têm aderido ao uso de drones para otimizar a atuação no mercado de trabalho. A engenheira florestal Thaís Tomé, de Confresa, enxergou no equipamento uma facilidade e decidiu se inscrever no curso de operação de aeronave remotamente tripulada.

O treinamento, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com os Sindicatos Rurais, trouxe mais do que conhecimento à profissional. “Eu não tinha nem noção de como usar e, depois do curso, o instrutor até me orientou na compra do modelo que atenderia melhor a minha necessidade”.

Segundo a professora substituta da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Prof. Dra. Diana Suzete, ter uma qualificação como essa melhora as chances de conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho. E foi para orientar os alunos que ela trocou a posição de educadora para aprendiz e também concluiu treinamento em Alta Floresta.

“A situação dos incêndios florestais no ano passado abriu os meus olhos para a necessidade de utilizar uma tecnologia que oferecesse segurança aos engenheiros florestais durante um monitoramento de área, por exemplo. E, o drone auxilia muito o trabalho de consultores, que é um ramo em expansão”, destaca.

Moradora de Sorriso e estudante de agronomia em Sinop, Gisiane Geme, escolheu o treinamento de drones para esse fim e agradeceu pela oportunidade. De acordo com ela, o Senar-MT possibilita o acesso igualitário entre homens e mulheres ao conhecimento nas mais diversas áreas do campo. “O curso de drone é uma inovação, é tecnologia, e o Senar-MT fornece essa ferramenta para que a gente entre no mercado com uma qualificação melhor”, explica.

Oportunidades – Em parceria com os Sindicatos Rurais, o Senar-MT oferta dois treinamentos na área: Operação e manutenção de aeronave remotamente pilotada – drone – e sensoriamento remoto e Operação de aeronave remotamente pilotada – drone – asa rotativa.

Somente entre os meses de março e abril está prevista a realização de 33 capacitações como essas. Para informar em relação à disponibilidade de turma em seu respectivo município, basta entrar em contato com o Sindicato Rural de seu município.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Senar-MT