O AGRONEGÓCIO MAIS PERTO DE VOCÊ

Mais jovens profissionais no campo

Os cursos de capacitação profissional incentivam as carreiras de trabalhadores rurais, proporcionando mais empregos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Áudio

São de conhecimento geral as dificuldades trazidas pela pandemia, principalmente ao que se refere à economia e ao mercado de trabalho. Entretanto, muitas histórias demonstram que em momentos de extrema dificuldade as pessoas tendem a se fortalecer. Vivian Ribeiro de Oliveira Preto é a prova disso. Profissional de 33 anos, recém- formada em engenharia agronômica, ela viu neste momento difícil para todos a chance de alavancar sua carreira. Foi com esse pensamento que decidiu mudar-se para a cidade de Rio Verdade (GO), conhecida nacionalmente como polo produtor de grãos, em busca de aprimoramento com os cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) nas áreas de produção vegetal e operação de máquinas agrícolas.

Oriunda de Bragança Paulista, interior do Estado de São Paulo, Vivian viveu uma experiência profissional no Paraná no início da pandemia, quando também trabalhou com a safra de grão. Foi em seu retorno à sua cidade natal, após o fim da experiência em terras paranaenses, que ela decidiu mudar os rumos de sua vida. “Eu estudei a região do meu interesse, me planejei e fui tentar a sorte, que eu chamo de resultado do foco”, revela Vívian.

Após se preparar financeiramente, ela partiu para sua nova empreitada. “Em 2020, em um intervalo de 30 dias, eu participei de nove cursos do Senar. Nesse período, entreguei currículos e foi o período também que mais participei de processos seletivos e consegui o emprego na área em que almejava em 45 dias”, detalha.

Entre as capacitações realizadas por Vívian, seguindo todos os protocolos de prevenção contra a Covid-19 pela instituição, ela fez treinamentos para operar tratores e máquinas agrícolas, GPS, drones para mapeamento e monitoramento de áreas produtivas, além de operação de máquinas e implementos em plantio direto.

Atualmente, atua como auxiliar de campo para a produção de sementes de soja. O serviço envolve assistência técnica a 12 produtores de grãos cooperados de uma empresa de insumos e serviços agrícolas.

Ela garante que o conhecimento adquirido nesses cursos contribui na sua rotina. “Aprendi como regular uma máquina plantadeira, algo imprescindível para liberação de plantio de soja. Isso me ajudou, pois essa era uma das minhas primeiras funções na safra. Caso o produtor não fizesse ou estivesse incorreto, eu mesma poderia fazer”.

Capacitações gratuitas – O Senar oferta cursos de formação profissional rural em mais de 300 ocupações do campo, disponíveis em todos os estados. Para saber as capacitações disponíveis na sua região, procure o Senar de seu estado.  https://www.cnabrasil.org.br/senar/senar-nos-estados

São mais de 80 cursos online nas áreas de empreendedorismo e gestão de negócios, agricultura de baixa emissão de carbono, manejo de pastagens, bovinocultura de corte, agricultura de precisão e qualidade de vida. Para conhecer, acesse:  http://ead.senar.org.br/

Fonte: Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR