Jovens líderes do agro organizam horta urbana

Uma iniciativa de 20 integrantes do Faeg Jovem está beneficiando famílias carentes, idosos e hospitais no município de Jussara (GO). Ato entre os jovens busca mudar a vida de muitos.
Share on whatsapp
Compartilhe no WhatsApp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Plano ABC+ pretende reduzir emissão de carbono em até 1 bilhão de toneladas.
Áudio

O grupo de jovens organizou uma horta urbana dentro da escola agrícola do município e também vem promovendo outros projetos voltados para a comunidade local. A área da horta começou a ser preparada em junho de 2020 e o cultivo de produtos foi sendo diversificado com o tempo. Hoje, são produzidos, em média, 70 quilos de hortaliças como couve, coentro, alface, pimentão, rúcula, salsinha e cheiro-verde por semana. As doações fazem parte do Movimento Agro Fraterno.

Líderes jovens do Agro instalam horta urbana
Líderes jovens do Agro instalam horta urbana

“A gente planta com muito suor e carinho, sempre pensando nessas pessoas. Porque nada disso vai para as nossas casas, vai para a casa dessas pessoas que realmente precisam. Então o nosso coração se enche de gratidão e de alegria em poder ajudar o próximo”, afirmou a integrante do FAEG Jovem, Laís Souza Queiroz. A horta urbana está sendo ampliada e já conta com uma nova área, onde um pomar começou a ser plantado para oferecer uma alimentação ainda mais completa e saudável para as pessoas.

“Nós criamos a horta domiciliar sustentável e nesse projeto oferecíamos o trabalho manual de montar a horta em cada residência, principalmente idosos que estavam vulneráveis em casa. Foi uma forma terapêutica e saudável de abranger essas pessoas para poder também deixar a nossa marca e colaborar com a sociedade”, disse a coordenadora do FAEG Jovem de Jussara, Daniella Farias.

Manoel Soares de Castro Júnior, diretor de Coordenação das Regionais e Planejamento do Senar-GO.
Manoel Soares de Castro Júnior, diretor de Coordenação das Regionais e Planejamento do Senar-GO.

O grupo também realiza o projeto Semeando Educação, pelo qual já implantaram três hortas em escolas municipais. Outra iniciativa dos jovens – chamada de Troca Sustentável – promove a sustentabilidade a partir da reutilização de embalagens plásticas para o plantio de mudas. As ações contam com o apoio da prefeitura municipal de Jussara, que fornece insumos para manter a horta, e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), que estimula iniciativas sociais por meio do programa FAEG Jovem.

“Quando eles produzem alimento para o próximo, ajudam a distribuir nas comunidades e interagem com as prefeituras e grupos organizados das cidades, a gente estimula essa consciência da sucessão e da formação de líderes, que é outro nicho desse programa”, declarou o diretor de Coordenação das Regionais e Planejamento do Senar-GO, Manoel Soares de Castro Júnior.

O grupo de jovens também realiza o projeto Semeando Educação, pelo qual já implantaram três hortas em escolas municipais.
O grupo de jovens também realiza o projeto Semeando Educação, pelo qual já implantaram três hortas em escolas municipais.

Fonte: FAEG/SENAR

Créditos da Foto: Adobe Stock

Crédito: FAEG/SENAR

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Projeto Conexão Campo e Cidade traz o IPA, instituto que atua na representação da agropecuária na política nacional. Ele entende que governos devem focar na redução de custos para o produtor
Bunge disse, em nota, que “esta transação contribuirá para a capacidade de originação de grãos”. A nova aquisição é uma empresa especializada em insumos agrícolas
Querendo ou não, a tecnologia chegou para ficar e é claro que ela está muito além do sinal de internet, na comunicação. Ela vai até novas técnicas e formatos de manejo dos animais
Desarranjo nas cadeias globais e a retomada da demanda em grandes portos exportadores do mundo ajudam a explicar a situação que afeta a distribuição de café, carnes, grãos e insumos.