Ital oferece oito vagas para mestrado stricto sensu em Ciência e Tecnologia de Alimentos

6 de outubro de 2025

Inscrições para processo seletivo estão abertas até o fim do mês; aprovados começarão o curso em 2 de março de 2026
Compartilhe no WhatsApp
Ital 8 vagas em mestrado em Ciência e Tecn. de Alimentos 

Química e microbiologia de alimentos, genética de microrganismos, compostos bioativos, desenvolvimento de ingredientes e produtos tecnologicamente e nutricionalmente diferenciados e com maior estabilidade estão entre as possibilidades de pesquisa no mestrado stricto sensu do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-Apta), que está com inscrições abertas até o fim do mês para oito vagas com início das aulas em 2 de março de 2026 – confira o edital.

Referência em ciência aplicada na América Latina, a instituição da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo está localizada em Campinas e conta com corpo docente experiente e diversos laboratórios e plantas-piloto especializados, sendo sede de três projetos do Programa Centro de Ciência para o Desenvolvimento da Fundação de Amparo à Pesquisa de SP (Fapesp) e um Centro Temático da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

“O mestrado do Ital tem caráter extremamente aplicado, sendo um excelente propulsor para a carreira acadêmica e profissional nas áreas de alimentos, bebidas, ingredientes e embalagem. Além de ampliar e aprofundar seus conhecimentos, os mestrandos têm a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento de soluções de qualidade, seguras, saudáveis e sustentáveis para o setor”, ressalta a coordenadora do Programa de Pós-Graduação do Ital, Silvia Tfouni, lembrando que há possibilidade de bolsa de estudos.

Requisitos

Além de ter disponibilidade de 40 horas semanais conforme acordado com orientador(a), o candidato deve apresentar dentre os documentos obrigatórios: currículo Lattes com comprovantes relacionados, carta de recomendação de professor/pesquisador de instituição de ensino/pesquisa e cópia do diploma de graduação com histórico escolar oficial – graduandos cursando o último semestre podem apresentar comprovante da conclusão no ato da matrícula e diploma até o fim do primeiro ano do mestrado.

Seleção

O processo seletivo será on-line, com prova escrita sem consulta em 17 de novembro. O resultado será divulgado em 28 de novembro, sendo eliminatório e classificatório levando em conta capacidade analítica, crítica e argumentativa do candidato. A arguição com análise de currículo será em 4 e 5 de dezembro. Já a publicação da lista de aprovados ocorrerá em 10 de dezembro no site do PPG do Ital.

Sobre o Ital

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), vinculado à Diretoria de Pesquisa dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, é uma instituição líder em ciência aplicada na América Latina. Desde 1963, desempenha um papel central na inovação das áreas de ingredientes, alimentos, bebidas e embalagens.

Com sede em Campinas/SP, o Ital oferece suporte ao setor produtivo por meio de pesquisa, desenvolvimento de novos produtos e processos, análises laboratoriais, assistência técnica especializada, capacitação profissional e difusão do conhecimento.

Certificado na ISO 9001 com parte dos ensaios acreditados na ISO/IEC 17025, o Instituto é credenciado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e congrega dezenas de laboratórios e plantas-piloto distribuídos em centros especializados em carnes, laticínios, bactérias lácticas, cereais, confeitos, chocolates, frutas, hortaliças, ciência e qualidade de alimentos, além de sistemas de embalagem.

Para mais informações, visite o site oficial: www.ital.agricultura.sp.gov.br

Por ASCOM CDICOM

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Pesquisa desenvolve método que usa laser e inteligência artificial para estimar, em uma única análise, a densidade do solo e o teor de carbono.
Inscrições para processo seletivo estão abertas até o fim do mês; aprovados começarão o curso em 2 de março de 2026
Evento será realizado de 23 a 26 de junho de 2026 e caminha para se tornar Patrimônio Cultural Imaterial de São Paulo
304 maquinários e 20 caminhões-pipa foram destinados às prefeituras paulistas, evento também contou com a homologação para contratação de 37 novos pesquisadores científicos