Search
Close this search box.

Investimentos no agro: Ratinho Junior anuncia Parque Tecnológico Agroleite

14 de agosto de 2024

Essa iniciativa visa fomentar a inovação e a competitividade da cadeia do leite no Paraná.
Compartilhe no WhatsApp
Investimentos no agro Ratinho Junior anuncia Parque Tecnológico Agroleite

O governador Ratinho Junior esteve presente no terceiro dia do Agroleite 2024, onde aproveitou a ocasião para anunciar novos investimentos públicos no setor agropecuário. Acompanhado por uma comitiva formada por secretários, deputados estaduais e outras lideranças regionais, o governador iniciou sua agenda por volta das 10h, sendo recebido na entrada do Castrolanda Expo Center pelo presidente da Castrolanda, Willem Bouwman.

A cerimônia de anúncio dos investimentos ocorreu na Praça Central do Castrolanda Expo Center, onde Ratinho Junior assinou um memorando de entendimento com a cooperativa Castrolanda para a criação do Parque Tecnológico Agroleite.

Essa iniciativa visa fomentar a inovação e a competitividade da cadeia do leite no Paraná, integrando universidades, centros de pesquisa, empresas e startups em um ambiente propício ao desenvolvimento de soluções tecnológicas.

Durante seu discurso, Willem Bouwman deu as boas-vindas aos presentes, destacando a missão do Agroleite em promover negócios e disseminar conhecimento. “Estamos atingindo esse objetivo, trazendo empresas com seus produtos e serviços, oferecendo aos produtores e parceiros a oportunidade de absorver esses conhecimentos”, afirmou o presidente. Ele também ressaltou o diferencial da edição deste ano, que conta com três plenárias, ampliando ainda mais as oportunidades de aprendizado para todos os participantes.

Bouwman também relembrou a longa trajetória de mais de 70 anos de investimentos em tecnologia pelos produtores da região, sempre em busca de inovação e melhores condições de produção. Ele destacou que, graças ao cooperativismo, a Castrolanda tem sido um motor de desenvolvimento, contribuindo para o aumento da renda, a criação de oportunidades de trabalho e a melhoria da qualidade de vida no interior do estado.

Ratinho Junior, em seu pronunciamento, destacou a importância de Castro na produção de leite, que alcança cerca de 2 milhões de litros diários, gerando significativa receita e renda para os produtores locais. Ele ressaltou o papel essencial do cooperativismo na diversificação dos derivados do leite, como o soro utilizado na produção de whey protein. “Isso é inovação, tecnologia, isso é ciência sendo aplicada através das matérias-primas do leite”, pontuou o governador.

Além disso, Ratinho Junior enfatizou que o Paraná está prestes a inaugurar o maior parque de inovação, tecnologia e ciência do leite e seus derivados na América Latina. “Estamos criando aqui um polo que garantirá que o Paraná continue sendo uma das maiores bacias leiteiras do Brasil, levando sustentabilidade e tecnologia para o campo”, concluiu.


Na mesma cerimônia, o governador entregou 17 tratores a colégios estaduais agrícolas, uma medida que visa fortalecer a formação técnica dos alunos. “Estamos investindo em equipamentos como esses tratores para garantir que nossos jovens tenham acesso à tecnologia de ponta, além de investimentos em drones e pivôs de irrigação”, afirmou Ratinho Junior.

Ao final da visita, o governador e sua comitiva encerraram a programação visitando o pavilhão de animais, a exposição de maquinários e o pavilhão de indústria e comércio do parque. A visita foi concluída com visita a algumas casas e stands do Agroleite.

Por Agroleite

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Tecnologia ganha cada vez mais espaço no agronegócio e passa a ser ferramenta fundamental para profissionais do setor
A adoção de novas tecnologias e a crescente participação de startups estão impulsionando a inovação e a eficiência no campo
A tecnologia é essencial para a gestão e mitigação de riscos no agronegócio. E isso se aplica não só aos desafios atuais enfrentados pelo setor, mas também para um melhor preparo do mercado e da sociedade para os impactos que estão por vir nos próximos anos.
Essa iniciativa visa fomentar a inovação e a competitividade da cadeia do leite no Paraná.