Search
Close this search box.

Inscrições abertas: programa inovador da ApexBrasil levará produtos de pequenas empresas à SIAL Paris 2024

8 de fevereiro de 2024

Por meio do Brasil Trade Lounge (BTL), empresas que estão começando a exportar poderão ser representadas por comerciais exportadoras na maior feira de alimentos e bebidas do mundo. Inscrições para o BTL vão até 18 de fevereiro; feira acontece entre 19 e 23 de outubro
Compartilhe no WhatsApp
Inscrições abertas: programa inovador da ApexBrasil levará produtos de pequenas empresas à SIAL Paris 2024
Foto: Divulgação SIAL

É empresário do ramo de alimentos & bebidas e quer vender seu produto no mercado europeu? Atua em uma comercial exportadora e quer levar sua expertise a uma das maiores feiras mundiais do setor? Então o Brasil Trade Lounge (BTL) na Sial Paris 2024 poderá ser a oportunidade ideal para você! As inscrições para participar do BTL estão abertas até 18 de fevereiro; já a feira acontecerá entre 19 e 23 de outubro no centro de exibições Paris Nord Villepinte, na capital francesa. Realizada a cada dois anos, a Sial Paris é considerada uma vitrine global para o setor de alimentos e bebidas.
 

O Brasil Trade Lounge é liderado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEX), por meio do projeto Brazilian Suppliers. É uma modalidade inovadora do tradicional pavilhão do Brasil na SIAL Paris, com o objetivo de criar oportunidades de exportação e conquista de novos mercados para empresas que ainda estão iniciando sua jornada exportadora.
 

As vagas são voltadas, preferencialmente, a empresas que ainda não exportam e/ou que estão adentrando o comércio exterior. Os setores prioritários são cafés especiais, castanhas, cacau e chocolates finos, mel, cachaças, produtos saudáveis e derivados de frutas. Já as comerciais exportadoras (ECEs) devem ter experiência em exportação e representação de alimentos & bebidas no exterior e serem, necessariamente, associadas ao CECIEX.
 

Empresas que participem ou sejam egressas do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) da ApexBrasil, que estejam nas regiões Norte ou Nordeste do país e/ou que tenham mulheres em posições de liderança receberão pontuação adicional. Outros critérios de rankeamento incluem possuir certificações de sustentabilidade e site/materiais de comunicação em língua estrangeira. Acesse aqui o regulamento completo.
 

Como funciona o BTL?

Na etapa nacional, entre 4 e 8 de março, as empresas e as comerciais exportadoras selecionadas pela ApexBrasil farão rodadas de negócios online. A ideia é combinar oferta e demanda, ou seja, aquilo que as produtoras têm para vender no mercado europeu com aquilo que as ECEs queiram representar na SIAL 2024. Para esta etapa, serão 10 vagas para comerciais exportadoras e 100 para empresas produtoras.
 

Na etapa internacional, as empresas que tiverem fechado negócio serão representadas no Brasil Trade Lounge da SIAL Paris pelas comerciais exportadoras, unindo a capacidade produtiva das primeiras à habilidade comercial das segundas. A missão contará com até 10 comerciais exportadoras, que deverão representar de 7 a 10 empresas cada. A parceria será formalizada por meio de um acordo de representação comercial temporária.
 

As ECEs participantes da SIAL Paris 2024 terão direito a credenciais de expositora; montagem de balcão e espaço de uso coletivo; catálogo digital da delegação brasileira a ser confeccionado pela ApexBrasil; e depósito para amostras de uso coletivo. Além disso, seus logotipos estarão no balcão de atendimento e haverá recepcionistas institucionais para atendimento da delegação.
 

Conheça mais sobre o BTL.
 

Sobre a Sial Paris 2022

A Sial Paris é um importante meio de entrada para produtos brasileiros na França e em economias emergentes de todo o mundo, dada sua localização estratégica. É realizada a cada dois anos, alternando-se com a feira Anuga, que acontece em Colônia, na Alemanha. Na última edição da Sial Paris, em 2022, o Brasil fechou sua participação com o recorde de US$ 2,37 bilhões em negócios gerados e 6334 reuniões com potenciais clientes realizadas. Ao todo, foram 128 empresas apoiadas pela ApexBrasil, das quais 19 estiveram presentes no pavilhão montado em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) e 23 naquele montado junto da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
 

Sobre o CECIEX

O Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (Ceciex) tem a missão de defender e representar os interesses das empresas comerciais exportadoras, importadoras, traders e prestadores de serviços de comércio exterior. O CECIEx também desenvolve ações de aproximação entre as empresas comerciais importadoras e exportadoras e as indústrias e mantém um projeto especial com a ApexBrasil – o Brazilian Suppliers – para a realização de eventos nacionais e internacionais de promoção de exportações.
 

SERVIÇO

Brasil Trade Lounge na SIAL Paris 2024

Inscrições: até 18 de fevereiro, neste link

Rodadas de negócios online: 4 a 8 de março

Data da feira: 19 a 23 de outubro

Regulamento: neste link

Relacionadas

Veja também

A produção brasileira de sêmen bovino (raças de corte e de leite) em 2023 foi de 19,431 milhões de doses, recuo de 22% ante os 24,757 milhões de doses do ano de 2022.
Uma recente diretiva da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicado em dezembro de 2023, além das fórmulas infantis, permite o consumo de leite de vacas pasteurizado por bebês a partir dos seis meses de idade
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) é parceiro da 8ª edição do Farm Show, que acontece entre os dias 12 a 15 de março, das 8h às 20h, no Parque de exposições de Primavera do Leste.
Reunião dos Presidentes das Câmaras Setoriais do SAA destaca progressos e pioneirismos, com ênfase na atuação da Associação Grupo Pecuária Brasil e anúncio de novidades pelo Secretário de Agricultura do Estado.