Inovação e Qualidade na 3ª Prova de Eficiência Alimentar Nelore

15 de julho de 2024

Evento reúne especialistas e criadores para destacar avanços na seleção e produção de carne Nelore de alta qualidade.
Compartilhe no WhatsApp
Inovação e Qualidade na 3ª Prova de Eficiência Alimentar Nelore

Nos dias 28 e 29 de junho, a comunidade agropecuária voltou seus olhos para a 3ª Prova de Eficiência Alimentar da Confraria da Carcaça Nelore, um evento que se tornou um marco no calendário da pecuária de corte. Realizada na UNESP – Fazenda Lageado e na Central Bela Vista, a prova reuniu 50 confrades, especialistas na seleção de animais Nelore, para uma avaliação criteriosa que promete revolucionar o mercado de carne.

Com foco na carne de nicho, os confrades analisaram características vitais como a área de lombo e a gordura subcutânea,  e marmoreio da carne. Este processo de seleção não apenas destaca os melhores animais de cada associado, mas também estabelece um padrão de excelência para a produção futura.

Os animais selecionados foram submetidos a  avaliação de eficiência biológica,  incluindo critérios como CAR Negativo, e racial, julgados por juízes renomados da ABCZ para a busca  por animais harmônicos, além de terem exame andrológico e serem aptos para congelamento.

284fd3e7 678e 4731 8a63 cf2a3ab5abeb
Inovação e Qualidade na 3ª Prova de Eficiência Alimentar Nelore

A prova culminou na seleção de 10 animais de elite, selecionados para características de alta herdabilidade, cujo sêmen será distribuído entre os confrades, democratizando o acesso a genética de ponta e promovendo uma produção de carne equilibrada e de alta qualidade. 

Liliane Suguisawa, da DGT Brasil, uma das organizadoras do evento e responsável pela ultrassonografia dos animais, enfatizou a importância deste pacote tecnológico. Segundo ela, as fazendas que adotam estas práticas terão uma redução nos custos de produção e um aumento no rendimento de carcaça via área de lombo, resultando em mais carne de melhor qualidade no tempo.

O uso da ultrassonografia como ferramenta aceleradora na seleção genética para carne de qualidade é uma tendência crescente entre os criadores. Eles buscam não apenas atender às demandas do mercado, mas também garantir a sustentabilidade e inovação dos negócios frente ao competitivo mercado global de carnes.

Além de apresentar resultados significativos, este dia foi  marcado por um churrasco especial, uma degustação da carne Nelore que a Confraria da Carcaça tem orgulho em produzir. Mais do que palavras, queremos que todos os presentes experimentem a qualidade superior desta carne, com seu marmoreio distinto e sabor único que só o Nelore criado a campo pode oferecer. É uma experiência que valoriza nossa genética e confirma seu potencial de transformar a pecuária brasileira de forma definitiva,” afirma Fred Mendes, Vice-Presidente da Confraria da Carcaça Nelore.

A presença da ABCZ no evento reforça a credibilidade e segurança do experimento, chancelando a qualidade da carne produzida. Érika Bannwart, presidente do GPB Rosa, expressou seu entusiasmo com os resultados e a docilidade dos animais apresentados, reconhecendo o projeto como um divisor de águas para a raça Nelore e para outras raças que usam a raça Nelore como base de cruzamento em seu rebanho, é um indicativo de um futuro brilhante para a pecuária nacional.

Por: Agência Agrovenki

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

O dispositivo intravaginal de progesterona, monodose, oferecido pela GlobalGen vet science, no ano passado, tem registrado grande aceitação dos pecuaristas adeptos da inseminação artificial em tempo fixo (IATF).
Por meio da captação de imagens em alta resolução, a Taranis do Brasil viabiliza que os produtores otimizem custos com diagnósticos precisos, identificando mais de 100 espécies infestantes
No fim deste ano deve entrar em vigor o EUDR (European Union Deforestation Regulation). A padronização da rastreabilidade na cadeia produtiva é essencial para garantir o acesso dos produtos brasileiros ao mercado europeu.
Tecnologia acessível: tese da UFLA propõe uso de câmeras de smartphones para avaliar qualidade de azeites de oliva de forma sustentável e econômica.