Influenza Aviária tem nova cepa viral no EUA

27 de outubro de 2022

Chamado de H5N4, a nova cepa da Influenza Aviária acaba de ser identificada nos EUA
Compartilhe no WhatsApp
Influenza Aviária tem nova cepa viral no EUA
Detectado no início de setembro, o surto da nova cepa da Influenza Aviária foi caracterizado como de H5N1 – Foto: Canva

Com casos crescentes de Influenza Aviária do tipo H5N1, as autoridades de saúde animal dos EUA constataram, surpresas, que uma nova cepa da doença ameaça a avicultura dos EUA, a H5N4. Trata-se da primeira detecção do gênero no país.

Influenza Aviária H5N1

Detectado no início de setembro, o surto da nova cepa da Influenza Aviária foi caracterizado como de H5N1. Envolveu um sitiante do condado de Teton, Montana, com um plantel pouco superior a 2.500 aves, todas submetidas a sacrifício sanitário encerrado em 16 de setembro. Mas só em 17 de outubro é que se constatou que o vírus envolvido era um H5N4.

Conforme relatório da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), a linhagem é altamente patogênica e resulta da recombinação de dois subtipos de vírus: a linhagem eurasiana identificada como “ganso/Guandong” (disseminada por todo Hemisfério Norte) e uma linhagem típica das aves silvestres da América do Norte.

Fonte: AviSite

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Representantes dos países confirmados se reuniram com a ABCS, em formato online, para debater detalhes e estratégias da agenda, no dia 27 de março, no Brasil
Receita das exportações de genética avícola chega a US$ 19,2 milhões no mês 
É a primeira vez que o setor rompe a barreira de 100 mil toneladas no primeiro mês do ano
Eficiência produtiva na avicultura depende de biosseguridade eficaz. A prevenção de doenças é essencial para o setor e evita prejuízos.