Hub digital e desafios tecnológicos do agro

25 de outubro de 2022

A CNA inaugura hub digital e lança chamada para desafios tecnológicos do agro com soluções que auxiliem os produtores rurais do país
Compartilhe no WhatsApp
Hub digital e desafios tecnológicos do agro
O objetivo é atrair empresas de tecnologia para que apresentem as melhores soluções possíveis dentro dos temas propostos – Foto: Freepik

Será inaugurado, hoje (25), pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, por meio de seu Instituto, o HUB CNA Digital. Também será lançado um edital com cinco desafios para que empresas de tecnologia encontrem soluções que auxiliem os produtores rurais do país.

As empresas que se qualificarem por meio do edital terão 12 meses para propor soluções aos seguintes desafios: 1) conectividade no campo; 2) seguro paramétrico; 3) rastreabilidade animal; 4) pagamento por serviços ambientais – crédito de carbono; e 5) comércio eletrônico.

O objetivo é atrair empresas de tecnologia para que apresentem as melhores soluções possíveis dentro dos temas propostos. Os primeiros cinco desafios foram escolhidos a partir de demandas dos próprios produtores rurais.

A CNA vai apoiar o desenvolvimento das soluções com o investimento de até R$ 150 mil por desafio e as empresas terão um prazo de 12 meses para apresentar as soluções. O edital com todas as regras de participação nos desafios poderá ser acessado no site www.cnabrasil.org.br a partir do dia 25 de outubro.

HUB

Já o HUB CNA Digital será um espaço físico, na capital do país, todo dedicado à inovação do setor com estações de trabalho, salas de reunião, cabines para calls, espaços para convivência, palestras, troca de ideias e um café.

O Hub vai identificar e disponibilizar soluções tecnológicas, de forma acessível e adaptada às diversas realidades do agro brasileiro dentro de um ambiente criativo e que conecte startups, empresas, investidores, institutos de tecnologia e universidades mundo afora.

“O HUB e o edital com os desafios fazem parte de uma estratégia prioritária do Sistema CNA/Senar de promover investimentos em tecnologias que levem inovação e uma série de benefícios aos produtores, seus familiares e aos trabalhadores do campo. A tecnologia contribui diretamente para melhorar todos os processos produtivos, mas, não só isso, é fundamental também para a segurança no campo, para a educação, para a saúde, uma infinidade de ganhos para o meio rural”, afirmou Matheus Ferreira, secretário executivo adjunto do Instituto CNA.

O lançamento do Hub Digital e do edital para o Desafio CNA será transmitido pelo canal do Sistema no Youtube: https://youtu.be/PDpnxjsqG0M a partir das 17h30.

Fonte: CNA

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Análise desenvolvida por cientistas do INCT NanoAgro defende o uso de selênio no processo de biofortificação, através de nanotecnologia
Soluções inovadoras aliam inteligência artificial, monitoramento remoto e práticas sustentáveis em um momento de forte expansão do agronegócio brasileiro
Com alto engajamento de revendas de grãos, a companhia se torna a primeira trading a monitorar integralmente todos os volumes adquiridos em regiões prioritárias no Brasil.
A Sette é uma junção da A de Agro com a Bart Digital; duas empresas com desafios muito distintos, mas que sempre estiveram alinhados com o que há de mais tecnológico no mercado.