Search
Close this search box.

Festival transforma Ibiraci na ‘capital do café’ 

8 de novembro de 2024

Icafest acontece dos dias 12 a 14 com exposição, palestras, concurso de qualidade e degustação de cafés especiais. Cidade mineira tem mais de 700 propriedades voltadas para a cafeicultura
Compartilhe no WhatsApp
Festival transforma Ibiraci na 'capital do café' 
Turismo na Cafeicultura, Sustentabilidade e Mercado, Clima, Irrigação e Impactos na Cafeicultura serão alguns temas abordados durante o Icafest (Foto: Igor do Vale)

A cidade mineira de Ibiraci vai se transformar na ‘capital do café’ na próxima semana. Dos dias 12 a 14, o município sediará o 3º Icafest – Festival do Café de Ibiraci. O evento é uma oportunidade para os visitantes mergulharem no universo do café, explorando desde a lavoura até a xícara.
 

Com uma programação diversificada, o Festival acontece no CIEL (Centro Ibiraciense de Eventos e Lazer) das 13 às 20 horas e tem entrada gratuita. No local, produtores, técnicos, baristas e mestres de torra, além do público em geral, poderão encontrar de exposição de máquinas e implementos agrícolas até oficinas, workshops e palestras técnicas.
 

Entre os palestrantes confirmados estão os engenheiros agrônomos e pesquisadores da Fundação Procafé, Leandro Andrade e Marcelo Jordão Filho, que falarão respectivamente de “Cultivares Adaptadas para a Região da Alta Mogiana” e sobre as “Ocorrência do clima, irrigação e impactos na cafeicultura”.
 

image 8

No primeiro dia do Icafest terá o Encontro Mulheres do Café: Abertura – Cerejas do Café

(Foto: Igor do Vale)

Também está previsto o “Encontro das Mulheres do Café – Cerejas do Café e Universo Mulher Café” e a premiação do “9º Concurso de Qualidade do Café de Ibiraci”, celebrando o talento dos produtores locais.

Para a comunidade, o Icafest oferecerá ainda serviços na área de saúde como aferição de pressão arterial, glicemia capilar e testes rápidos HIV, Sífilis, Hepatite B e C, praça de alimentação e degustação gratuita de cafés especiais.
 

Ibiraci


Localizada no sul de Minas Gerais (a 38 quilômetros de Franca/SP), Ibiraci é conhecida por sua rica tradição cafeeira. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) de 2023, a cidade possui 12,9 mil hectares de café e produz 23 mil toneladas de café arábica. Em relação ao número de propriedades, são mais de 1,4 mil, sendo a maioria dedicada à cafeicultura.

“Ibiraci é a 4ª maior produtora de grão arábica do país, e o Icafest é uma oportunidade de mostrar essa força,” afirma Sandro Andrade Barbosa, coordenador de Associações da Prefeitura de Ibiraci.

image 7

No último dia do evento terá a Cerimônia de Premiação do 9º Concurso de Qualidade do Café de Ibiraci (Foto: Igor do Vale)


Serviço

Icafest – Festival do Café de Ibiraci

Quando: 12 a 14 de novembro, das 13h às 20h

Onde: Rua Pres. Getúlio Vargas, 315-475, Ibiraci (MG), antigo CIEL

Programação:
12 de novembro

  • 13h – Cerimônia de abertura
  • 14h – Encontro Mulheres do Café: Abertura – Cerejas do Café
  • 15h – Painel Universo Mulher Café e Cerejas do Café
  • 16h – Workshop Turismo Rural: Turismo na Cafeicultura com Tadeu & Bruna
  • 17h – Sustentabilidade e Mercado com Lais Peixoto

13 de novembro

  • 13h – Cuidados com a Saúde do Homem com Dr. Leandro Vieira Maia
  • 15h – Cultivares Adaptadas para Alta Mogiana com Leandro Andrade
  • 17h – Clima, Irrigação e Impactos na Cafeicultura com Marcelo Jordão Filho

14 de novembro

  • 14h – Oficinas de Métodos de Extração de Café com Pam Barista
  • 18h – Cerimônia de Premiação do 9º Concurso de Qualidade do Café de Ibiraci

Venha fazer parte desse encontro que enaltece as tradições e inovações do café!

Programação sujeita a alterações.

Por Casa da Comunicação Franca

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Apesar da isenção para a produção primária, as regras do SBCE podem impactar os custos dos insumos agropecuários
Gerando perdas produtivas de até 40%, cotonicultor busca intensificar métodos de manejo integrado para controlar o fungo mancha-alvo
As discussões do G20 frequentemente falham em oferecer avanços concretos para a agricultura brasileira, revelando um viés político e econômico que privilegia interesses protecionistas
Após a vitória de Donald Trump, os mercados estão em espera, especulando sobre os impactos da mudança de governo dos EUA nos mercados de commodities.