Festival transforma Ibiraci na ‘capital do café’ 

8 de novembro de 2024

Icafest acontece dos dias 12 a 14 com exposição, palestras, concurso de qualidade e degustação de cafés especiais. Cidade mineira tem mais de 700 propriedades voltadas para a cafeicultura
Compartilhe no WhatsApp
Festival transforma Ibiraci na 'capital do café' 
Turismo na Cafeicultura, Sustentabilidade e Mercado, Clima, Irrigação e Impactos na Cafeicultura serão alguns temas abordados durante o Icafest (Foto: Igor do Vale)

A cidade mineira de Ibiraci vai se transformar na ‘capital do café’ na próxima semana. Dos dias 12 a 14, o município sediará o 3º Icafest – Festival do Café de Ibiraci. O evento é uma oportunidade para os visitantes mergulharem no universo do café, explorando desde a lavoura até a xícara.
 

Com uma programação diversificada, o Festival acontece no CIEL (Centro Ibiraciense de Eventos e Lazer) das 13 às 20 horas e tem entrada gratuita. No local, produtores, técnicos, baristas e mestres de torra, além do público em geral, poderão encontrar de exposição de máquinas e implementos agrícolas até oficinas, workshops e palestras técnicas.
 

Entre os palestrantes confirmados estão os engenheiros agrônomos e pesquisadores da Fundação Procafé, Leandro Andrade e Marcelo Jordão Filho, que falarão respectivamente de “Cultivares Adaptadas para a Região da Alta Mogiana” e sobre as “Ocorrência do clima, irrigação e impactos na cafeicultura”.
 

image 8
Festival transforma Ibiraci na 'capital do café' 

No primeiro dia do Icafest terá o Encontro Mulheres do Café: Abertura – Cerejas do Café

(Foto: Igor do Vale)

Também está previsto o “Encontro das Mulheres do Café – Cerejas do Café e Universo Mulher Café” e a premiação do “9º Concurso de Qualidade do Café de Ibiraci”, celebrando o talento dos produtores locais.

Para a comunidade, o Icafest oferecerá ainda serviços na área de saúde como aferição de pressão arterial, glicemia capilar e testes rápidos HIV, Sífilis, Hepatite B e C, praça de alimentação e degustação gratuita de cafés especiais.
 

Ibiraci


Localizada no sul de Minas Gerais (a 38 quilômetros de Franca/SP), Ibiraci é conhecida por sua rica tradição cafeeira. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) de 2023, a cidade possui 12,9 mil hectares de café e produz 23 mil toneladas de café arábica. Em relação ao número de propriedades, são mais de 1,4 mil, sendo a maioria dedicada à cafeicultura.

“Ibiraci é a 4ª maior produtora de grão arábica do país, e o Icafest é uma oportunidade de mostrar essa força,” afirma Sandro Andrade Barbosa, coordenador de Associações da Prefeitura de Ibiraci.

image 7
Festival transforma Ibiraci na 'capital do café' 

No último dia do evento terá a Cerimônia de Premiação do 9º Concurso de Qualidade do Café de Ibiraci (Foto: Igor do Vale)


Serviço

Icafest – Festival do Café de Ibiraci

Quando: 12 a 14 de novembro, das 13h às 20h

Onde: Rua Pres. Getúlio Vargas, 315-475, Ibiraci (MG), antigo CIEL

Programação:
12 de novembro

  • 13h – Cerimônia de abertura
  • 14h – Encontro Mulheres do Café: Abertura – Cerejas do Café
  • 15h – Painel Universo Mulher Café e Cerejas do Café
  • 16h – Workshop Turismo Rural: Turismo na Cafeicultura com Tadeu & Bruna
  • 17h – Sustentabilidade e Mercado com Lais Peixoto

13 de novembro

  • 13h – Cuidados com a Saúde do Homem com Dr. Leandro Vieira Maia
  • 15h – Cultivares Adaptadas para Alta Mogiana com Leandro Andrade
  • 17h – Clima, Irrigação e Impactos na Cafeicultura com Marcelo Jordão Filho

14 de novembro

  • 14h – Oficinas de Métodos de Extração de Café com Pam Barista
  • 18h – Cerimônia de Premiação do 9º Concurso de Qualidade do Café de Ibiraci

Venha fazer parte desse encontro que enaltece as tradições e inovações do café!

Programação sujeita a alterações.

Por Casa da Comunicação Franca

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Promovido na Estação Experimental de Santo Antônio de Posse (SP), Encontro dos Técnicos (ETEC) contribui para a expansão do setor
Procedimento que acompanha cada fase do ciclo produtivo dos animais foi incluído no Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos e será obrigatório em todo o país até 2032
Nova fronteira agrícola cresce de forma sustentável e posiciona o estado como destaque nacional na cacauicultura.
Estudo pioneiro do IZ visa aprimorar o rendimento e a qualidade do queijo, contribuindo para a rentabilidade dos produtores e o fortalecimento da cadeia do leite bubalino no Brasil.