Equipamentos para o solo são desenvolvidos pela Embrapa Pesca e Aquicultura

27 de junho de 2022

No dia de campo, a Embrapa apresentou as vantagens de alguns equipamentos para a medição de infiltração de água no solo
Compartilhe no WhatsApp
Equipamentos para o solo são desenvolvidos pela Embrapa Pesca e Aquicultura
Participantes do dia de campo puderam acompanhar a montagem e instalação dos equipamentos – Foto: Geórgya Lanjeira Corrêa

O Sistema TACS – Tríplice Anéis Conceitos Semi-automatizados, uma dos equipamentos desenvolvidos pela Embrapa Pesca e Aquicultura para medir a velocidade de infiltração básica de água no solo, foi apresentado na última terça (21 durante um dia de campo que ocorreu no centro de pesquisas e que reuniu, entre os participantes, extensionistas e técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), além de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Durante o dia de campo, que abordou a “Importância da caracterização físico-hídrica do solo para as atividades agropecuárias”, o pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura Divonzil Gonçalves Cordeiro apresentou a importância do uso do Permeâmetro de Guelph – um equipamento para medir a infiltração de água no solo para obtenção da condutividade hidráulica da terra próxima à saturação. 

O pesquisador Deivison Santos apresentou, também, as vantagens do Sistema TACS – Tríplice Anéis Conceitos Semi-automatizados. “Estamos testando a melhoria do equipamento. Como o solo tem uma variabilidade muito grande, precisamos sempre fazer repetições em campo. O equipamento oferece vantagens por ter três anéis e obter repetições, aumentando a qualidade dos dados obtidos”, explicou Gonçalves.

Os participantes puderam acompanhar a montagem e instalação dos equipamentos e ouviram palestras sobre a relação solo e água para evitar a degradação e garantir a sustentabilidade nas diferentes regiões. Também houve debate sobre o uso das tecnologias apresentadas pela Embrapa nas ações do estado.

Equipamentos e mais tecnologias no campo

O evento contou ainda com a participação do auditor fiscal da Superintendência Federal de Agricultura do Tocantins, Antônio Simão, que abordou sobre o apoio às pesquisas e ao desenvolvimento regional. “Foram muito importantes os conhecimentos adquiridos. As difusões desses equipamentos agregam ao trabalho do extensionista rural, principalmente por se tratar de análise de uso correto de água no solo. Desta forma vamos difundir os conhecimentos adquiridos com os colegas da área para que isso beneficie o agricultor”, disse o agrônomo do Ruraltins, Saint Hunter Silva.

Para o engenheiro agrônomo da Seagro, Alexandre Barreto, o dia de campo proporcionou conhecimentos inovadores para dimensionar projetos de irrigação de forma assertiva. “Aprendemos as técnicas de manuseio do equipamento para medir a infiltração de água no solo e a maneira adequada de coleta dos dados. Esses conhecimentos serão úteis para o correto dimensionamento de sistemas de irrigação”, ressaltou.

Fonte: Embrapa Pesca e Aquicultura

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Tecnologia de custo irrisório e alta durabilidade pode ser o próximo grande salto para enxergar o que acontece no solo e na planta antes que o prejuízo apareça.
Modelo que combina geração elétrica e agricultura no mesmo terreno já tem mostrado resultados expressivos ao redor do mundo.
Serão investidos R$ 60 milhões no fomento à pesquisa e ao desenvolvimento em busca do avanço tecnológico em hidrogênio de baixa emissão e fontes renováveis no Brasil
Pesquisa desenvolve método que usa laser e inteligência artificial para estimar, em uma única análise, a densidade do solo e o teor de carbono.