Search
Close this search box.

Criação de caprinos e ovinos tem rota de aprendizagem no semiárido

22 de agosto de 2022

Participantes do Projeto Dom Hélder Câmara visitaram associações e cooperativas com experiências exitosas no setor de criação de caprinos e ovinos
Compartilhe no WhatsApp
Criação de caprinos e ovinos tem rota de aprendizagem no semiárido
A rota tem como objetivo promover o intercâmbio de conhecimento da criação de caprinos e ovinos – Foto: Divulgação/Mapa

Terminou no sábado (20) a “Rota de Aprendizagem – Experiências Exitosas”, promovido pelo Projeto Dom Hélder Câmara (PDHC). Participaram técnicos, agricultores e demais agentes que atuam na cadeia produtiva da caprinocultura e ovinocultura no semiárido brasileiro (microrregiões do Cariri Oriental Paraibano, do Cariri Ocidental Paraibano, do Sertão de Moxotó, do Sertão de Pajeú, do Vale do Itaim, do Sertão do São Francisco e na Bacia do Jacuípe). 

A rota tem como objetivo promover o intercâmbio de conhecimento das experiências positivas, das boas práticas e das iniciativas de sucesso da agricultura familiar, relacionadas ao sistema produtivo e às agroindústrias de caprinos e ovinos no semiárido brasileiro.

Como resultado dessa iniciativa, a partir da análise das experiências exitosas visitadas durante a rota, será elaborado um documento orientador para implementação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da caprinocultura e ovinocultura na região.

Os participantes percorreram uma distância de cerca de 1.000 km, saindo de Petrolina (PE) com término em Campina Grande (PB).

Integração com produtores de caprinos e ovinos

O roteiro contemplou visitas técnicas na Cooperativa Agropecuária dos Produtores Rurais Integrados de Caprinos e Ovinos do Nordeste (Capricon), na Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Município de Betânia do Piauí (Ascobetânia), na Cooperativa dos Produtores e Produtoras Rurais da Chapada Vale do Rio Itaim (Coovita), no Centro de Excelência em Derivados de Carne e Leite de Caprinos e Ovinos (Cedoca), na Associação Gestora da Usina de Beneficiamento de Lácteos (Agubel), na Cooperativa dos Capriboovinocultores do Município de Cabaceiras Ltda (Capribov) e na Cooperativa dos Curtidores e Artesãos em Couro de Ribeira de Cabaceiras (Arteza).

O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAF/Mapa), e cofinanciado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), em parceria com a Embrapa Caprinos e Ovinos.

Projeto Dom Hélder Câmara 

Projeto Dom Hélder Câmara (PDHC) busca reduzir os níveis de pobreza e de desigualdades no semiárido brasileiro, qualificando os produtores para que desenvolvam uma produção sustentável, estimulando a replicação de boas práticas, e tem como eixo central a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

Fonte: Mapa

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Pedro Rocha de Abreu Filho e Márcio Armando Gomes de Oliveira debatarem sobre as qualidades das raças Dorper e White Dorper em evento realizado em Mariano Roque Alonso
Com 381 ovinos, de 13 raças diferentes na 36ª Feira Nacional de Ovinos (Fenovinos), entre os dias 11 a 13 de julho de 2024
Curso será ministrado em Brasília/DF, de 14 a 17 de outubro, em parceria com o SINCCO; as vagas são limitadas
A ovinocultura pode incrementar renda da propriedade em até 25%. Aliança entre associação, cooperativa e IDR-Paraná garante assistência técnica e garantia de venda.