Congresso Raízes da Inovação conecta tecnologia, sustentabilidade e oportunidades de negócios em Campinas (SP)

2 de outubro de 2025

Evento promovido pela Fundepag debaterá inteligência artificial, agricultura regenerativa e futuro do agronegócio nos dias 2 e 3 de dezembro
Compartilhe no WhatsApp
Congresso Raízes da Inovação conecta tecnologia, sustentabilidade e oportunidades de negócios em Campinas (SP)

Com o objetivo de ampliar a conexão entre ciência, mercado e setor produtivo, a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag) promove, nos dias 2 e 3 de dezembro, o Congresso Raízes da Inovação, no Expo Dom Pedro, em Campinas (SP). O encontro foi desenhado para alinhar iniciativas conjuntas com empresas, startups, instituições de pesquisa e governos municipal, estadual e federal, estimulando oportunidades de negócios e fortalecendo parcerias estratégicas em áreas como inteligência artificial (IA), agricultura regenerativa, inovação e meio ambiente. 

No primeiro dia, a programação abordará o desenvolvimento e a aplicação da inteligência artificial em setores como agronegócio e farmácia, além de temas relacionados à legislação e regulação, financiamento, infraestrutura tecnológica, inovação aberta, rastreabilidade, certificação e descarbonização agroambiental. No segundo dia, o foco será a agricultura regenerativa, com a apresentação de projetos já em andamento pela Fundepag e parceiros, entre eles o HUB Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS). 
 
De acordo com o diretor-presidente da Fundação, Álvaro Duarte, o evento será uma excelente oportunidade de networking, reunindo exposições de startups e produtores artesanais, além de um espaço dedicado à Rede API, que representa os Ambientes Paulistas de Inovação.  
 
“A proposta é reforçar o papel da Fundepag como elo de conexão entre os setores público e privado, ampliando as oportunidades de colaboração. O encontro reunirá startups com ideias inovadoras, que apresentarão produtos e serviços com potencial de negócios, além de abrir espaço para que empresas conheçam programas da Fundação e de seus Institutos e identifiquem possibilidades concretas de desenvolver projetos conjuntos de inovação”, destaca. 

O Congresso Raízes da Inovação é direcionado a empresas, indústrias, fundos de investimento, instituições públicas de ciência, tecnologia e inovação, universidades, centros de pesquisa, fundações, organizações multilaterais, além de representantes governamentais e do terceiro setor. Nesse contexto, Duarte destaca o posicionamento da Fundepag como uma fundação de lideranças. 


 
“O congresso reforça nossa vocação de propor projetos, gerar oportunidades de negócios e oxigenar a cadeia produtiva com ideias sustentáveis e de alto valor agregado. Queremos ser reconhecidos como uma fundação ativa, que se aproxima das empresas e que atua em prol do setor agroambiental. Nosso compromisso é unir produção, preservação ambiental e rentabilidade, sempre olhando para o futuro com responsabilidade e inovação”, conclui o diretor-presidente da Fundepag. 

 
 
Sobre a Fundepag  

A Fundepag foi criada em 1978, a partir dos esforços de grupos empresariais, representantes da agropecuária, da indústria, do comércio e das finanças para somar esforços do Estado e da iniciativa privada no desenvolvimento de projetos de pesquisa.  

Apoia e executa diversos tipos de projetos, serviços tecnológicos, capacitações e eventos. Além de contar com seu próprio Núcleo de Inovação Tecnológica Fundepag – NIT, expandido para Centro de Inovação Tecnológica – Conexão.f – reconhecido pelo Governo paulista, oferece uma estrutura de apoio administrativo-financeiro, de gestão de pessoas, consultoria jurídica e ferramentas informatizadas, com a qualidade e ética assessoradas pelas ISO 9001:2015 (qualidade), ISO 37301:2017 (compliance) e ISO 37001:2017 (antissuborno).  

Mais informações: https://portal.fundepag.br 

Por Fundepag

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Evento promovido pela Fundepag debaterá inteligência artificial, agricultura regenerativa e futuro do agronegócio nos dias 2 e 3 de dezembro
Solução desenvolvida por pesquisadores da USP e UFC aposta em geometrias otimizadas para capturar até 95% do CO₂ em usinas que queimam biomassa, ampliando o potencial sustentável do etanol brasileiro.
Reconhecimento de Izabela Alvim ocorre às vésperas do aniversário de 62 anos do Instituto, ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP
Estudo abre caminho para desenvolver aplicativos que ajudem o consumidor a identificar, pela imagem, cortes mais macios e suculentos