O AGRONEGÓCIO MAIS PERTO DE VOCÊ

Conceito inovador de retroescavadeira mais sustentável

A tecnologia foi apresentada durante o 9º Fórum Internacional de Gás de São Petersburgo, na Rússia
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Foto: JCB
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Áudio

O lançamento de uma retroescavadeira, a 3DX Dual Fuel, acabou trazendo à tona argumentos muito ressaltados no agronegócio de hoje: tecnologia e sustentabilidade. A tecnologia foi apresentada durante o 9º Fórum Internacional de Gás de São Petersburgo, na Rússia, e já está em operação na Índia.

Fabricada no final de 2020, tem como objetivo proporcionar maior sustentabilidade aos canteiros de obras e propriedades rurais, e apresenta um conceito inovador de duplo combustível, movida tanto por diesel quanto por gás natural comprimido (GNV).

Para facilitar o controle do operador, há um interruptor seletor na cabine, que permite alternar entre o modo padrão e o modo duplo de combustível. Na operação 100% diesel, o motor funciona normalmente, injetando combustível nas câmaras de combustão do motor. Já modo de duplo combustível, enquanto o diesel continua sendo injetado, uma porcentagem é substituída por gás natural comprimido, dependendo da rotação do motor e da carga na máquina. Esta tecnologia garante que não haja perda de potência ou desempenho.

Meio ambiente

Um dos grandes benefícios é que, comparado a um motor movido 100% a diesel, o GNV emite menores quantidades de óxido de nitrogênio (NOx) e material particulado (PM), além de reduzir também a emissão de CO2. A tecnologia garante ainda uma redução significativa de consumo. Dependendo do modo de operação, o gasto pode ser até 50% menor que o de um motor comum.

A JCB, empresa responsável pela nova retroescavadeira, é a terceira maior fabricante de máquinas de construção do mundo, com retroescavadeiras e manipuladores telescópicos (Loadall), e entende que sustentabilidade não é uma tendência momentânea. Por isso acredita no conceito em todos os setores da sociedade já neste momento, inclusive na construção civil e no agronegócio.

Fonte: via assessoria