Em apenas cinco dias, Quarto de Milha perde três nobres reprodutores

Todos desapareceram entre 15 e 20 de março, provocando uma grande perda para o plantel nacional
Share on whatsapp
Compartilhe no WhatsApp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
El Shady Zorrero

Homenageado em 2013 no Hall da Fama, o importado Keys To The Moon acumulava também em seu cartel dez títulos como reprodutor no ABQM Awards. Adquirido em março de 1995 pelo criatório paranaense do Think A Mite Ranch, do casal Jayme e Sandra Navarro, desapareceu no último dia 15 de março, com seus inéditos 35 anos de idade. Ao longo de sua carreira tornou-se um comprovadíssimo reprodutor através de sua apurada genética, pois era filho de Doc O’Lena e Bar Socks Babe (Bar El Do), acumulando 2.866,25 pontos pela ABQM, por intermédio de 199 filhos em campanha nas pistas por todo o Brasil. E entre as 16 modalidades que eles competiram, se destacou no Laço Pé, ocupando atualmente a primeira posição do ranking, somando 766,5 pontos em 57 produtos.

keys to the moon coluna abdalla
Keys to The Moon

Nascido em abril de 2004, Dual Spark tornou-se conhecido como “The Iron Horse”, somando ganhos superiores a U$ 85 mil em Apartação, Working Cow Horse, Laço Cabeça, Laço Pé e Bezerro e Rédeas, totalizando 197,5 pontos pela AQHA. Em seu cartel foi AQHA Champion e em 2014 Reserve Champion Word’s Greatest Horseman (Ft. Worth, TX). Consagrou-se também como reprodutor, através de inúmeros filhos campeões em várias modalidades nos EUA. Filho e neto materno de duas lendas mundiais: Dual Pep e Shining Spark.

Importado por Ana Carolina Trida Tunda Soares em setembro de 2014, Dual Spark foi condominiado em 2018 e estava alojado na Central de Reprodução Equus. E neste 16 de março veio a falecer, deixando um legado de filhos premiados em várias modalidades no Brasil, somando 243,5 pontos, com destaque para os competidores de Ranch Sorting, com 173,5 pontos.

dual spark coluna abdalla
Dual Spark

Desde sua aquisição em 2002 pelo plantel bauruense da Fazenda Caruana, de Fauzet e Paulo Farha, o garanhão tordilho El Shady Zorrero, filho de Shady Leo e El Annie Bell (El Zorrero), passou a ser um divisor de águas na raça Quarto de Milha. Servindo as selecionadas matrizes do criatório, passou a despertar também o interesse de outros importantes plantéis, principalmente os voltados às provas cronometradas, quando suas primeiras gerações começaram a fazer sucesso nas pistas. Com isso, alguns anos depois, passou a ocupar a liderança na reprodução até o topo mais alto entre todas as modalidades e em todos os tempos da linhagem de Trabalho, superando até o seu pai Shady Leo. Animal da criação da Sancarlo Agropecuária, de Marília (SP), El Shady Zorrero totalizava atualmente na reprodução 14.955,50 pontos pela ABQM, por intermédio de 454 filhos em campanha.

Neste 20/03/2021, esse fenomenal reprodutor deixa uma triste lacuna para a Fazenda Caruana e, sem dúvida, para todo o criatório nacional, pois mostrou sua versatilidade genética produzindo animais premiados em quase todas as modalidades esportivas da raça.

Por Abdalla Jorge Abib

Relacionadas

Veja também

Mesmo desaparecido há 21 anos ocupa, em todos os tempos, a 9ª colocação do Ranking da ABQM, como pai, e líder absoluto, como avô
Mesmo desaparecido há 15 anos, ocupa a 25ª colocação no Ranking de Reprodutores, em todos os tempos
Além da Apartação, produziu inúmeros filhos premiados em Rédeas, Laço Individual (técnico e cronômetro), Laço Cabeça, Laço em Dupla, Team Penning, Seis Balizas, Três Tambores, Cinco Tambores e em Conformação
Nesta coluna de Abdalla Abib, ele fala do craque nas pistas de Apartação que, com um “cow sense” extraordinário e oriundo de uma nobre genética, mostrou toda sua qualidade como atleta e deixou um legado na reprodução