Colmeia robótica promete trazer maior produtividade

Tecnologia inovadora da startup Beewise auxilia trabalho de apicultores e minimiza risco de colapso das colônias de abelhas

Compartilhar

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Colmeia robótica promete trazer maior produtividade
Foto – Divulgação
Áudio

Tecnologia inovadora da startup Beewise promete trazer maior produtividade que um apicultor humano e minimizar o risco de colapso das colônias de abelhas

A colmeia de última geração foi desenvolvida pela startup israelense Beewise, que afirma que esse tipo de cuidado ininterrupto é necessário para minimizar o risco de colapso das colônias de abelhas.

Enquanto o zumbido das abelhas abafa o barulho do braço robótico, que funciona com uma precisão difícil de ser alcançada pelo que apicultor humano, uma após a outra, a máquina examina pilhas de favos que, juntos, podem abrigar até dois milhões de abelhas – inspecionando-as em busca de doenças, monitorando pesticidas e relatando em tempo real quaisquer perigos que ameacem a colônia.

Estudos pontam que houve uma queda drástica no número de abelhas em todo o mundo. Isso, em grande parte, devido à agricultura intensiva, o uso de pesticidas, pragas e mudanças climáticas. No entanto, a atitude das empresas, hoje mais do que nunca, é buscar diferentes tecnologias para tentar retardar a extinção em massa das colônias, como a implantação de sensores em colmeias de madeira tradicionais ou métodos para lidar com a perda de abelhas, como a polinização artificial.

Como é a colmeia de Beewise

Quase do tamanho de um trailer de carga, a colmeia de Beewise possui 24 colônias. Por dentro, é equipada com um braço robótico que desliza entre favos de mel e é dotado de visão computacional e câmeras. As aberturas com códigos de cores nas laterais permitem que as abelhas entrem e saiam.

“Qualquer coisa que um apicultor faria, o mecanismo robótico pode imitar e fazer com mais eficácia, sem nunca se cansar, sair de férias ou reclamar”, disse o presidente-executivo da Beewise, Saar Safra.

Isso inclui a colheita de mel, a aplicação de remédios e a combinação ou divisão de colmeias.

A Beewise já arrecadou US$ 40 milhões em financiamento de investidores privados e mais de 100 de seus sistemas estão sendo utilizados em Israel e nos Estados Unidos.

Fonte: Informações da Reuters
Foto: Divulgação

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Câmara Temática de Insumos debate demora no registro de inovações tecnológicas
O agronegócio potencializa o crescimento da economia brasileira, e a tecnologia é decisiva para o desempenho do setor. Entenda porque no artigo!
Há mais de oito anos, a Bom Futuro utiliza um sistema de monitoramento remoto por satélite sobre suas áreas que totalizam mais de 262 mil hectares.
O crescimento de 4,97% do PIB de MT é maior que o PIB nacional, estimado em 3,2%. São Paulo e Rio de Janeiro, devem crescer 3,35% e 2% respectivamente.