Climatempo intensifica cultura de inovação e diversidade

22 de outubro de 2025

Empresa cria comitê e promove espaço para talentos diversos atuarem com os avanços da ciência climática
Compartilhe no WhatsApp
Climatempo intensifica cultura de inovação e diversidade

Climatempo, a maior e mais reconhecida empresa de consultoria meteorológica e previsão do tempo do Brasil e da América Latina, reafirma seu compromisso com a inovação ao criar um comitê dedicado à promoção da diversidade. A iniciativa fortalece o ambiente de inclusão da empresa e amplia as oportunidades para talentos diversos contribuírem de forma significativa para os avanços na área climática.

“Ao promover espaço para talentos diversos, a Climatempo estimula o pluralismo de ideias e de experiências em um ambiente dinâmico e engajador”, afirma Stephanie Poloni, Analista de RH da Climatempo.

Ela ressalta que diferentes perspectivas e backgrounds nas equipes promovem a criatividade e criam um ambiente propício para o desenvolvimento científico e tecnológico que a empresa aplica às soluções oferecidas aos clientes. “A diversidade também tem um impacto positivo sobre a reputação da empresa, no employer branding e na atração de talentos, além de fortalecer a nossa cultura organizacional.”

Uma pesquisa interna conduzida pela Climatempo revelou a presença de diferentes identidades de gênero, orientações sexuais e perfis profissionais entre seus colaboradores. Os resultados reforçam a riqueza dessa pluralidade e apontam oportunidades para ampliar ainda mais a representatividade. Esse diagnóstico serve de base para a criação de ações mais inclusivas e eficazes, alinhadas ao compromisso da empresa em promover um ambiente de respeito e equidade.

Em termos de diversidade na liderança, uma das primeiras metas do grupo em relação a diversidade foi proposta em relação a representatividade feminina na Climatempo e os dados nos mostram uma melhora crescente: atualmente 62,5% dos cargos de liderança são ocupados por homens e 37,5%, por mulheres, sendo a representatividade feminina expressiva em cargos estratégicos, como o cargo de CEO, ocupado por Patrícia Madeira.

“Temos um histórico sólido de inovação e estamos ampliando nossos espaços para talentos diversos na ciência aplicada ao clima. Acredito que diversidade é o verdadeiro motor do crescimento sustentável de qualquer empresa — é ela que impulsiona novas perspectivas, amplia nossa capacidade criativa e nos conecta com a complexidade do mundo real. Em um país tão rico quanto o Brasil, essa diversidade é uma força natural, e reconhecemos o privilégio e a responsabilidade social de refletir essa pluralidade dentro da Climatempo. Promover um ambiente inclusivo não é apenas uma questão de equidade — é uma estratégia essencial para fortalecer o engajamento, gerar satisfação genuína entre nossos colaboradores e elevar nossa capacidade de entregar soluções mais relevantes e humanas ao mercado”, ressalta Patrícia Madeira.

Além do comitê e das políticas de inclusão, a Climatempo promove outras iniciativas voltadas ao desenvolvimento de talentos diversos, como programas de treinamento e de capacitação, mentorias e parcerias com instituições acadêmicas. Estas ações, ressalta Stephanie Poloni, reforçam o papel da empresa como agente transformador, conectando ciência, inovação e diversidade para enfrentar os desafios climáticos cada vez mais presentes.

Sobre a Climatempo

A Climatempo é a principal referência em consultoria meteorológica e previsão do tempo no Brasil e na América Latina, oferecendo soluções personalizadas e de alta precisão para os mais diversos setores da economia.

Combinando tecnologia de ponta, ciência aplicada e uma equipe de especialistas altamente qualificada, a empresa fornece previsões e análises climáticas estratégicas que apoiam a tomada de decisão em segmentos como energia, infraestrutura, agronegócio, gestão pública, entre outros.Para o público em geral, a Climatempo disponibiliza informações meteorológicas por meio de seu portal, aplicativos, redes sociais e ampla presença na mídia — incluindo televisão e rádio — alcançando mais de 100 milhões de pessoas todos os meses. Essa abrangência consolida a Climatempo como a marca mais reconhecida e confiável em meteorologia da América Latina, sinônimo de credibilidade, inovação e proximidade com o público.

Pioneira em inovação, a Climatempo foi a primeira empresa privada do Brasil a oferecer análises climáticas customizadas. Em 2015, criou o LABS Climatempo, instalado no Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (SP), voltado à pesquisa e ao desenvolvimento de soluções avançadas para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes.Fundada em 1988, a Climatempo foi adquirida em 2019 pela StormGeo, líder global em serviços de inteligência meteorológica e suporte à decisão, com sede na Noruega, presença em 26 países e uma equipe de mais de 550 profissionais. Desde 2021, a StormGeo integra o grupo Alfa Laval, líder mundial em soluções de transferência de calor, separação e manuseio de fluidos.

Por Ascom Climatempo

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Empresa cria comitê e promove espaço para talentos diversos atuarem com os avanços da ciência climática
Movimento Brasil pelo Meio Ambiente mostra expansão de 24% nos investimentos privados e avanços em projetos de energia limpa, tratamento de resíduos e circularidade.
A Diretoria de Pesquisa dos Agronegócios (Apta) realiza, em 2025, a quarta edição do Apta Portas Abertas, evento voltado à divulgação científica e transferência de conhecimento sobre a pesquisa no agro.
Pesquisa desenvolve método que usa laser e inteligência artificial para estimar, em uma única análise, a densidade do solo e o teor de carbono.