Chuvas e temporais para o final de semana

Confira a previsão do tempo com muitas mudanças no clima de todas as regiões
Share on whatsapp
Compartilhe no WhatsApp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram

A meteorologia prevê muitas mudanças no clima até domingo. Entre elas, o fim das invernadas no Norte e Centro-Oeste, chegada de chuvas no Sul, tempo mais firme no Sudeste e temporais em parte do Nordeste.

Região Sul

Sexta-feira marcada por tempo seco em praticamente toda a região Sul. Somente no nordeste do Paraná pode ter alguma precipitação pontual e manchada. No sábado, o sudoeste do Rio Grande do Sul, o leste de Santa Catarina, parte do leste e norte do Paraná recebem chuvas. O restante terá tempo firme.

A tendência para domingo é que as chuvas se intensifiquem, principalmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O Paraná pode ter chuvas no sul e oeste do estado.

Região Sudeste

Sexta-feira marcada por chuvas em São Paulo e Minas Gerais. Exceto o sul paulista, que terá bons volumes acumulados, o restante das áreas terá chuva pontual e manchada, bem manchada mesmo.

Já no sábado, as chuvas seguem manchadas nos dois estados. Entretanto uma mancha que vai desde sudoeste até o nordeste mineiro terá tempo firme. O nordeste paulista também deve ficar seco.

As chuvas perdem intensidade no domingo e boa parte da região pode ter tempo firme e seco. Se chover, isso acontecerá no sul paulista e oeste do triângulo mineiro.

Região Centro-Oeste

Chuva volumosa na sexta-feira, que atinge Mato Grosso. O tempo fica fechado e com chuva a qualquer hora do dia, caracterizando invernada, em toda a faixa norte desse estado. Em outras áreas do Centro-Oeste, a condição é típica de fim de verão, com sol entre nuvens, muito calor à tarde e pancadas de chuva com trovoadas. No sul de Goiás e extremo sul de Mato Grosso do Sul, tem até previsão de queda de granizo pontual.

A previsão é que o tempo ainda segue fechado no noroeste de Mato Grosso no sábado, onde ainda há risco de invernada. O dia marca ainda a mudança de estação do verão para o outono às 6h38min horário de Brasília, e no restante do Centro-Oeste a condição atmosférica é mais típica dos meses de verão, com sol, calor e pancadas de chuva com trovoadas entre a tarde e à noite.

Já no domingo, as chuvas vão começar a diminuir de intensidade e abrangência pelo Centro-Oeste, caracterizando o fim da situação de invernada pelo qual Mato Grosso já vinha passando há alguns dias. Mesmo assim, há previsão de temporais isolados em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e em Goiás. Apenas nas cidades goianas mais próximas a Minas Gerais é que a condição para chuva é menor.

Região Nordeste

Sexta-feira de chuvas no oeste da Bahia; elas ainda serão um pouco manchadas, mas onde chover terá bom volume. Já o Piauí tende a ter um dia com muitos temporais e possíveis transtornos para as áreas de soja devido ao excesso de água. No Maranhão acontece a mesma coisa, o excesso de chuvas pode trazer problemas. Há chance para temporais de norte a sul do estado.

As chuvas se intensificam no oeste da Bahia no sábado, trazendo alívio aos produtores. No Piauí os temporais não darão trégua e o centro do estado pode ver chuvas acumulados de até 125 mm, ali próximo a Paulistana (PI). No Maranhão as chuvas ainda afetam todo o estado, com maior intensidade no sul.

O tempo deve voltar a ficar firme no domingo e seco no oeste da Bahia. No Piauí as chuvas perdem intensidade, mas ainda se espalham por todo o estado. Já o Maranhão terá chuvas generalizadas em todo o estado, com chance para maiores acumulados no norte do estado.

Região Norte

Sexta-feira, o destaque vai para a situação de invernada na faixa sul da região Norte. A chuva acontece a qualquer hora do dia com trovoadas, e o tempo fica mais fechado e com temperatura mais amena desde Rondônia, passando pelo sudeste do Amazonas e sul do Pará. Por outro lado, Roraima fica com tempo firme e apenas variação de nuvens ao longo do dia.

No sábado, primeiro dia do outono no Hemisfério Sul, continua a condição para invernada em Rondônia e sudoeste do Pará, onde o tempo fica fechado, com chuva a qualquer hora, temperatura mais baixa e acumulados expressivos. Os temporais também podem ocorrer no restante do Pará, no Amapá e no Tocantins, e entre o Acre e o oeste do Amazonas, com risco para transtornos. Enquanto isso, o tempo firme predomina mais uma vez no estado de Roraima, com sol e calor durante todo o dia.

No domingo, finalmente encerra a condição para invernada na faixa sul da região Norte e o sol aparece mais vezes nessas áreas, garantindo a elevação das temperaturas. Em Roraima e no extremo sudeste de Tocantins não há previsão de chuva, mas as pancadas se espalham nas demais áreas até o final do dia. Destaque para a chuva que pode ser mais intensa em Palmas, Belém e Macapá.

Fonte: Somar Meteorologia

Mapas: https://meteorologia.incaper.es.gov.br/

Relacionadas

Veja também

Evento para debater a cadeia produtiva do coco acontece nesta semana durante a realização da Fenacoco em Fortaleza
Workshop sobre fertilizantes abordará o manejo eficiente de nutrientes em fertirrigação, os desafios e oportunidades para produção de frutas no Semiárido
O benefício do Garantia-Safra será disponibilizado em parcela única de R$ 850 para agricultores de Biritinga, Novo Triunfo e Sátiro Dias (BA)
X