Carcaça de peixe vira quibe após treinamento em curso do Senar-MT

8 de setembro de 2022

Dona Francisca aprendeu a transformar a carcaça de peixe pirarucu em um quibe que faz sucesso na sua região
Compartilhe no WhatsApp
Carcaça de peixe vira quibe após treinamento em curso do Senar-MT
Carcaça de peixe vira quibes e renda extra após treinamento do Senar-MT e Sindicato Rural – Foto: Divulgação/Senar

A Francisca Miranda, a Chica ou Kika, já dominava a arte da culinária quando ampliou a renda com a produção de quibe feito com carcaça de pirarucu. A receita foi aprendida no curso de Transformação caseira de produtos de origem animal em embutidos, defumados e beneficiamento e conservação do pescado.

“Não tinha noção que a carcaça poderia ser aproveitada como o filé do peixe e no curso aprendemos a como tratá-la para utilizar em receitas”, destacou a participante. O treinamento foi ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Sindicato Rural de São Félix do Araguaia e ensinou técnicas de beneficiamento da produção. No caso do Araguaia, com o pirarucu, um dos maiores peixes de água doce e o mais típico da região.

Quibe feito de carcaça é sucesso

Carcaca de peixe vira quibe apos treinamento em curso do Senar MT 1
A cozinheira Francisca Miranda – Foto: Divulgação/Senar

Atualmente, Francisca mora no município de Novo Santo Antônio e trabalha como cozinheira na rede hoteleira. O contato com hóspedes de várias regiões do Brasil proporciona que a receita dela alcance lugares cada vez mais distantes e se torne uma renda extra. “Já vendi os quibes de carcaça de pirarucu para turistas de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e hoje tenho clientes fixos em Cocalinho, Barra do Garças e Ribeirão Cascalheira”.

Por mês, Francisca comercializa uma média de 40 a 50 embalagens, que podem chegar a mil unidades de quibes, uma renda extra superior a dois salários mínimos. A receita complementa a renda e traz outra satisfação à moradora: aplicar o conhecimento que aprendeu. “Tem muita gente que faz o curso, por fazer, mas eu aprendi e dei continuidade”.

Capacitação

O Senar-MT em parceria com os Sindicatos Rurais oferta treinamentos sem custos aos participantes, graças aos recursos já disponibilizados pelos produtores rurais. Os interessados em participarem devem entrar em contato com o Sindicato Rural que atenda a sua localidade.

No site do Sistema Famato, há informações como endereço e telefones para contato. Clique aqui !

Fonte: Senar-MT

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

A Itaipu Binacional inicia uma pesquisa pioneira para a produção de dourado em tanques-rede, com o objetivo de desenvolver a cadeia produtiva e oferecer novas fontes de renda para comunidades locais. A iniciativa visa garantir o consumo sustentável sem impactar o estoque natural, alinhando-se às demandas ambientais e de mercado.
A pesca e a aquicultura desempenham papéis cruciais na economia e na cultura brasileiras. É fundamental reconhecer a importância de ambas as atividades e promover um diálogo respeitoso entre os setores.
Especialista em aquicultura e manejo sustentável, fala sobre produção de peixes nativos
Lançamento de projeto para desenvolver atividade nas regiões Norte e Nordeste aconteceu na terça (17), em Brasília (DF)