A Bolsa de Mercadorias de Nova York (Ice Futures US) para o café arábica encerrou as operações da última quarta-feira (16) com preços mais baixos.
As cotações caíram pela terceira sessão seguida e testaram níveis ainda mais baixos, acompanhando o petróleo e com o dólar em elevação contra o real no Brasil, que traz maior competitividade aos embarques brasileiros. O aumento nos estoques certificados da Bolsa de NY segue como aspecto baixista, assim como o clima favorável no Brasil com vistas à safra de 2023. O período também é de entrada da safra de outras origens, como América Central, Colômbia e Vietnã.
O Rabobank informou que espera que o mercado mundial saia de um pequeno déficit na oferta de café em relação à demanda na temporada 2022/23 para um superávit em 2023/24, com o clima benéfico no Brasil. Além disso, a demanda tende a fraquejar diante da recessão global, tensões geopolíticas (guerra na Ucrânia) e ainda com a covid-19 tendo recrudescimentos.
Preços do café em 17 meses
Os contratos com entrega em dezembro/2022 fecharam o dia a 155,45 centavos de dólar por libra-peso, baixa de 1,30 centavo, ou de 0,8%. A posição março/2023 fechou a 158,40 centavos, queda de 1,10 centavo, ou de 0,7%.
Fonte: Safras e Mercado
Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil