Boas práticas de aplicação de herbicidas

Parceria firmada é um passo visando sustentabilidade e responsabilidade social no campo.
Share on whatsapp
Compartilhe no WhatsApp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Boas práticas de aplicação de herbicidas
Uma das prioridades é oferecer todas as condições para que as equipes de campo estejam altamente qualificadas para a adoção de novas tecnologias e soluções – Foto: Assessoria de Imprensa – Bayer/Senar-MT
Áudio

A Bayer e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) firmaram uma parceria para capacitações de operadores de pulverizadores autopropelidos e produtores rurais do estado, com foco em boas práticas de aplicação de herbicidas. O Programa “I2X Acerte – Boas Práticas de Aplicação” – levará cursos de atualização aos profissionais do setor através de instrutores nos treinamentos ofertados pela entidade. Os interessados podem se informar pelo site do Sistema Famato ou nos sindicatos rurais.

Durante os treinamentos, que têm e conteúdos práticos e teóricos, os participantes aprenderão sobre boas práticas de aplicação para um bom manejo de plantas daninhas com as ferramentas associadas à terceira geração de biotecnologia em soja que a Bayer traz ao mercado para a safra 21/22.

Os primeiros a receberem os cursos de atualização são os instrutores e técnicos do Senar-MT, que multiplicarão o conhecimento a produtores e trabalhadores rurais de Mato Grosso. Para isso, o Senar-MT também contará com duas salas de treinamentos que estão sendo entregues pela Bayer nos municípios de Sorriso e de Campo Novo do Parecis. As salas estão equipadas com simuladores que reproduzem as condições de pulverização no campo e facilitam e repasse de informação e a aprendizagem dos participantes do curso. 

Além das salas, os instrutores e técnicos do Senar-MT também poderão contar com ferramentas adicionais de estímulo à aprendizagem para suas turmas como uma trilha com vídeos para ensino à distância, aplicativo gratuito com metodologia que auxilia na calibragem de pulverizadores e ferramenta que permite treinamentos via WhatsApp.

“Uma de nossas prioridades é oferecer todas as condições para que as equipes de campo estejam altamente qualificadas para a adoção de novas tecnologias e soluções. Para isso, entendemos como fundamental contar com o respaldo e com a expertise de parceiros como o Senar, instituição que é uma referência no país para capacitação e transferência de conhecimento no campo. Estamos trabalhando, mais uma vez, em parceria com a cadeia e com o agricultor, levando a informação com transparência para que o produtor possa ter mais eficiência, rentabilidade e sustentabilidade no cultivo”, afirma Natália Carvalho, líder de lançamento da plataforma INTACTA 2 XTEND.

Treinamentos e capacitações, como o “I2X Acerte – Boas Práticas de Aplicação”, são fruto de parceria com acadêmicos e consultores do Brasil e integram o lançamento da Plataforma INTACTA 2 XTEND, que visa impactar 20 mil pessoas, entre produtores, multiplicadores, cooperativas e colaboradores, de forma presencial e online ao longo de 2021.

“O Mato Grosso é o principal produtor de soja do país e este curso de boas práticas para pulverização ajuda os alunos a obterem uma aplicação mais segura e eficiente na lavoura de grãos. Conhecimento é essencial para alcançar mais produtividade por hectare na lavoura, e nosso papel é garantir que esse conhecimento esteja disponível a todos os trabalhadores na agricultura”, comenta o superintendente do Senar-MT, Francisco Olavo de Castro.

Entre os temas abordados nos cursos estão desafios do manejo de plantas daninhas no Brasil, tecnologia de aplicação para redução de deriva, 10 passos para o manejo inteligente de herbicidas, inspeção prática e periódica de pulverizadores, uso coreto e seguro de herbicidas.

Inscrições e mais informações podem ser obtidas no site: www.sistemafamato.org.br ou nos sindicatos rurais de Mato Grosso.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Bayer/Senar-MT
Foto: Assessoria de Imprensa – Bayer/Senar-MT

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

O Programa Tomorrow’s Legends (Lendas do Amanhã) fomentará as provas brasileiras de Três Tambores e dará a largada durante a V Copa NBHA Brazil, em Avaré (SP).
Intitulado de SONDA, a nova solução da empresa combate as principais plantas daninhas que afetam a produtividade na lavoura
Surpreendentemente, carnes fecham o mês de setembro com novo recorde na receita cambial proveniente de exportações de carne bovina.
O presidente institucional da Abramilho, Cesario Ramalho, avaliou, em entrevista para o “Valor”, o cenário para safra verão 2021/22.