Arroz brasileiro poderá ter portas abertas pelo pacote anti-inflação do México

9 de maio de 2022

De acordo com a Federarroz, medidas do governo mexicano trarão maior competitividade e rapidez aos negócios de exportação do arroz
Compartilhe no WhatsApp
Arroz brasileiro poderá ter portas abertas pelo pacote anti-inflação do México
Medidas trarão maior competitividade e farão com que os negócios de exportação saiam com maior rapidez – Foto: Divulgação/Federarroz

Segundo a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), uma medida anunciada recentemente pela Secretaria da Fazenda e Crédito Público do México vai impulsionar as exportações brasileiras de arroz para o país já nas próximas semanas. O governo mexicano, por meio do presidente da República, Andrés Manuel López Obrador, e do secretário da Fazenda do país, Rogelio Ramírez, apresentaram um pacote anti-inflacionário com medidas para estabilizar os preços de produtos da cesta básica.

Entre os tópicos do plano, está a taxa zero de importação para produtos básicos e insumos valendo por seis meses, entre eles o grão em casca. Com a notícia, tradings já estão procurando fazer negócios com o país.

De acordo com o presidente da entidade, Alexandre Velho, a iniciativa do governo mexicano vai influenciar na agilidade de negócios com o Brasil. “Estas medidas certamente nos trarão maior competitividade e farão com que os negócios de exportação saiam com maior rapidez”, observa.

Importação para o arroz em casca

A entidade, no ano passado, participou da Expo Antad & Alimentaria, em Guadalajara, no fim do mês de outubro, apresentando o potencial do arroz brasileiro. Na sequência foi confirmada a exportação de 25 mil toneladas do produto em casca para o país da América do Norte.

Já, em abril do ano passado, o México já havia oficializado a abertura da isenção de taxa de importação para o grão em casca brasileiro para uma cota de 75 mil toneladas até o final de 2021.

Fonte: Federarroz

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Professor Sérgio Parreiras Pereira destaca relevância da ciência no desenvolvimento do café brasileiro
Estado se destaca na produção da fruta mais exportada do país em 2024
Programa do Ibraoliva e da Secretaria de Inovação do Rio Grande do Sul avalia qualidade e origem de 31 amostras
Durante o XIII Fórum de Lisboa, Lucas Costa Beber destacou os prejuízos da moratória à segurança alimentar global e à economia brasileira