Aplicativo ClimAPI facilita dados agrometeorológicos

14 de novembro de 2022

O aplicativo ClimAPI permite a indicação da latitude e longitude de propriedades rurais, não apenas do município onde se localizam
Compartilhe no WhatsApp
Aplicativo ClimAPI facilita dados agrometeorológicos
O aplicativo pode ser acessado por empresas, instituições públicas, e startups, entre outros, mediante um contrato de prestação de serviços – Foto: Divulgação/Embrapa

O aplicativo ClimAPI foi criado com o objetivo de disponibilizar ao setor agropecuário o serviço de acesso facilitado a dados agrometeorológicos para uso em soluções digitais de previsibilidade climática. 

São 17 variáveis climáticas relacionadas com a previsão do tempo para todo o território nacional, que podem ser customizadas e integradas a softwares e aplicativos móveis utilizados para apoiar a gestão da propriedade, do plantio à colheita. A série de índices, taxas e variáveis climáticas relativas à previsão do tempo apoia a construção de soluções informatizadas para planejamento e monitoramento agrícola com maior precisão, pois o ClimAPI permite a indicação da latitude e longitude de propriedades rurais, não apenas do município onde se localizam.

O aplicativo pode ser acessado por empresas, instituições públicas, e startups, entre outros, mediante um contrato de prestação de serviços para experimentação ou uso comercial. 

Aplicativo ClimAPI

No primeiro mês, o uso do serviço será gratuito, para o máximo de 1.000 requisições de dado. O ClimAPI está disponível na Plataforma AgroAPI com acesso totalmente digital e intercâmbio de dados realizado máquina-a-máquina, mediante token individual. Os dados são gerados pelo Global Forecast System (GFS) da National Oceanic and Atmospheric Administracion (NOAA).

Fonte: Embrapa Tecnologia

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Análise desenvolvida por cientistas do INCT NanoAgro defende o uso de selênio no processo de biofortificação, através de nanotecnologia
Soluções inovadoras aliam inteligência artificial, monitoramento remoto e práticas sustentáveis em um momento de forte expansão do agronegócio brasileiro
Com alto engajamento de revendas de grãos, a companhia se torna a primeira trading a monitorar integralmente todos os volumes adquiridos em regiões prioritárias no Brasil.
A Sette é uma junção da A de Agro com a Bart Digital; duas empresas com desafios muito distintos, mas que sempre estiveram alinhados com o que há de mais tecnológico no mercado.