Search
Close this search box.

ANTT celebra o pentacampeonato de Ana Carolina Cardozo

25 de setembro de 2022

A 19ª Final Nacional da Associação Nacional dos Três Tambores (ANTT) foi realizada nos dias 16 e 17 de setembro com prêmios que somaram R$ 120 mil entre as três categorias
Compartilhe no WhatsApp
ANTT celebra o pentacampeonato de Ana Carolina Cardozo
Ana Carolina Cardozo conquistou o quinto título consecutivo – Foto: Divulgação

A Associação Nacional dos Três Tambores (ANTT) realizou sua 19ª Final Nacional durante o Jaguariúna Rodeo Festival, nos dias 16 e 17 de setembro, definindo as campeãs da Temporada 2021/2022. Esta foi a terceira vez que a Final RAM ANTT foi realizada no evento, que é um dos mais importantes e conhecidos do Brasil.

A premiação total foi de mais de R$ 120 mil entre as três categorias realizadas, que reuniu somente as melhores competidoras do ranking para a disputa do título. Tendo iniciado em outubro de 2021, a 19ª temporada do Campeonato da ANTT contou com 20 etapas nos principais Rodeios e Provas Equestres do Brasil, onde participaram mais de 400 competidoras de várias idades e estados diferentes do país, um recorde na história da Associação.

Flávia Cajé, presidente da ANTT, comemorou o evento. “Concluímos mais uma temporada com a certeza de dever cumprido, com recorde no número de etapas, de participantes e de premiação distribuída. Estamos muito felizes, em especial por realizar a Final RAM ANTT na arena do Jaguariúna Rodeo Festival e em nome de toda a diretoria da ANTT agradecemos as competidoras, treinadores, familiares, parceiros e todas as pessoas que colaboraram para a realização desta temporada e desta etapa final histórica”, disse.

Como parte da programação da Final Nacional 2022, na quinta-feira, 15 de setembro, a ANTT realizou a ‘Recepção das Estrelas’, uma cerimônia que já virou tradição para apresentar as finalistas e celebrar a conclusão de mais uma temporada. Reunindo dezenas de convidados em uma noite especial, a associação apresentou ao público cada uma das finalistas com a entrega dos ‘backnumbers’, número de identificação usado por elas nas competições. Além de também celebrar todos que fizeram parte da temporada da ANTT, a recepção contou ainda com jantar e show de Duda Bertelli.

No dia seguinte, as competidoras estavam preparadas para disputar em três rounds a definição das campeãs da temporada. As 10 melhores do ranking da Categoria Feminino disputaram o título nacional na Final Organnact Gold Race, enquanto as classificadas da 11ª posição em diante disputaram o título da Final Guabi Silver Race. Na Mirim, as cinco melhores da Categoria até 12 anos foram em busca do título nacional Boots Horse Mirim.

“Gostaria de agradecer e parabenizar toda a diretoria da ANTT, por mais uma temporada concluída com sucesso, por mais um ano de muito trabalho e desafios vencidos. Também agradeço a RAM do Brasil, Tassa Jeans, Organnact, Boots Horse, Guabi, ACJ Rastelos, Sumetal Fivelas, RGJ Baias e ABQM, pelo apoio e parceria nesta temporada, aos demais profissionais e empresas que estiveram em cada etapa, aos organizadores que nos receberam com tanto carinho e em especial ao Gui Marconi, Quinze e toda a equipe da Diverti pela realização desta Final no Jaguariúna Rodeo Festival”, finalizou a presidente da ANTT.

Cinco vezes Ana Carolina: a paulista conquistou o quinto título consecutivo pela ANTT

Confirmando o favoritismo, Ana Carolina Cardozo mais uma vez foi imbatível na Final RAM ANTT e conquistou seu quinto título nacional consecutivo pela ANTT, tornando-se a maior vencedora da história do campeonato. Liderando o ranking desde o início da temporada, a competidora de Araraquara-SP chegou à decisão com uma excelente vantagem sobre as demais concorrentes e dependia apenas de seu próprio desempenho para conquistar o pentacampeonato inédito.

A decisão teve início com Ana Carolina vencendo o Round 1 na sexta-feira ao marcar 15,929 segundos em conjunto com HFM Chile Shiners, mesmo animal que ela manteria a regularidade e garantiria o segundo melhor tempo da passada extra (Round 2), na tarde de sábado. Com o título já praticamente em mãos, na noite de sábado ela foi a arena com Cromo Down Jet WA, seu principal animal e com o qual havia ganho os quatro títulos anteriores. Em uma passada segura, sem erros, garantiu o primeiro lugar na somatória geral dos três rounds, totalizando 48,461 segundos.

Totalmente emocionada após a volta da vitória na arena, Ana Carolina Cardozo recebeu a cobiçada fivela de campeã nacional ANTT pela quinta vez e agradeceu a todos que fizeram parte de mais este título. Seu pai, Wilson Laurini Jr. também foi coroado pela quinta vez como Melhor Treinador da temporada, outra marca histórica na ANTT.

Com a segunda melhor somatória da Final RAM ANTT, Ana Laura Savini terminou como vice-campeã nacional da Categoria Feminino, após uma temporada brilhante que a confirmou como uma das jovens estrelas mais promissoras da ANTT. O ranking final da temporada na categoria teve ainda Giovanna Lasmar em terceiro lugar, Barbara Barbosa em quarto lugar e Maiara Oliveira Alves completando o Top 5, na quinta colocação.

ANTT Maria Eduarda imbativel jovem paulista foi a campea nacional mirim
Maria Eduarda Ribeiro, a campeã nacional mirim – Foto: Divulgação

Maria Eduarda imbatível: jovem paulista foi a campeã nacional mirim

Liderando a temporada de ponta-a-ponta, Maria Eduarda Ribeiro confirmou o título de Campeã Nacional Mirim após fazer uma Final RAM ANTT com muita regularidade. A competidora de Vargem Grande do Sul-SP dependia apenas de seus próprios resultados para conquistar seu primeiro título nacional na Final Boots Horse Mirim e entrou na arena com muita segurança nas passadas.

Depois de duas provas regulares nos dois primeiros rounds, Maria Eduarda encerrou a competição marcando o melhor tempo da noite de sábado, 16,404 segundos, em conjunto com Luna ZorreroDun It, para vencer a somatória da Final e confirmar de forma incontestável seu título. Antes da Final RAM ANTT, a jovem competidora que agora se despede da Categoria Mirim e vai correr exclusivamente entre as adultas, teve quatro vitórias na temporada e foi finalista em outras 12 etapas ao longo do ano em uma das melhores campanhas da história da ANTT.

O segundo lugar no campeonato ficou com Caroline Ghiraldelli, que fez sua primeira Final Nacional e venceu os dois primeiros rounds da competição em conjunto com Roma BaronsMariana Castro de Lucca foi a terceira no campeonato, enquanto Maria Luiza Blásio e Ana Carolina Savini terminaram em quarto e quinto lugares, respectivamente. Maria Luiza Blásio, de apenas nove anos foi eleita a Revelação da Temporada, sendo coroada durante a cerimônia de “Recepção das Estrelas”.

ANTT Luana Lima Bastos conquista o titulo na Guabi Silver Race
Luana Lima Bastos em ação – Foto: Divulgação

Jovem estrela: Luana Lima Bastos conquista o título na Guabi Silver Race

Pela proximidade na pontuação das finalistas, a disputa na Guabi Silver Race é sempre equilibrada e acirrada, decidida nos mínimos detalhes. E este ano mais uma vez três jovens talentos da ANTT travaram uma disputa segundo a segundo em cada round. Porém, a Campeã Nacional Mirim, Luana Lima Bastos, não deu espaço para as concorrentes e marcou o melhor tempo nas três passadas que fez com Mr. King Fame, para garantir o título.

A competidora de Bataguassu-MS chegou à Final RAM ANTT na segunda colocação, mas empatada no número de pontos com a líder e então atual Campeã, Maria Manuela Nogueira, que buscava se tornar a primeira a vencer na categoria Silver duas vezes. Luana Lima Bastos, de apenas 16 anos, assumiu a liderança isolada do ranking logo na primeira noite ao marcar o melhor tempo, mas a concorrente não a deixou abrir muita vantagem e ficou com o segundo melhor tempo da noite.

No sábado a sul-mato-grossense confirmou seu título ao vencer os dois rounds da competição e a somatória geral das três passadas, enquanto a campeã do ano anterior teve uma penalidade em sua última apresentação. Campeã Nacional Mirim em 2019 na própria arena do Jaguariúna Rodeo Festival, Luana Lima Bastos foi vice-campeã nacional em seu primeiro ano exclusivamente na Categoria Feminino em 2020, se colocando como uma das mais promissoras jovens estrelas do campeonato.

Sem cometer erros na Final RAM ANTT, a também Campeã Nacional Mirim da ANTT, Lorena Zanini manteve chances de título até a última passada e terminou a temporada como vice-campeã na Guabi Silver Race, seguida por Maria Manuela Nogueira, que ficou em terceiro lugar. Completando o Top 5 da temporada na categoria, Mirela Fagionato foi a quarta e Ludmila Santiago foi a quinta colocada.

ANTT finalistas
Finalistas ANTT – Foto: Divulgação

Ranking Final – Categoria Feminino – Organnact Gold Race

1 – Ana Carolina Cardozo – Araraquara-SP – 1.940 pontos

2 – Ana Laura Savini – Botucatu-SP – 1.500 pontos

3 – Giovanna Lasmar – São João Del-Rei-MG – 1.040 pontos

4 – Barbara Barbosa – Caldas Novas-GO – 960 pontos

5 – Maiara Oliveira Alves – Uberlândia-MG – 960 pontos

6 – Eduarda Peres – Potirendaba-SP – 895 pontos

7 – Kelly Caroline – Avaré-SP – 860 pontos

8 – Mayana Muniz – Promissão-SP – 775 pontos

9 – Maria Eduarda Ribeiro – Vargem Grande do Sul – 640 pontos

10 – Maria Fernanda Valentim – São Seb. Grama-SP – 640 pontos

Ranking Final – Boots Horse Mirim

1 – Maria Eduarda Ribeiro – Vargem Grande do Sul-SP – 1.100 pontos

2 – Caroline Ghiraldelli –Sumaré-SP – 900 pontos

3 – Mariana Castro de Lucca – São Roque-SP – 860 pontos

4 – Maria Luiza Blásio – Cerqueira César-SP – 630 pontos

5 – Ana Carolina Savini – Botucatu-SP – 580 pontos

Ranking Final – Guabi Silver Race

1 – Luana Lima Bastos – Bataguassu-MS – 820 pontos

2 – Lorena Zanini – Matão-SP – 740 pontos

3 – Maria Manuela Nogueira – Cravinhos-SP – 720 pontos

4 – Mirela Fagionato – Americana-SP – 655 pontos

5 – Ludmila Santiago – Rio de Janeiro-RJ – 575 pontos

6 – Brehna Bazanella – Americana-SP – 465 pontos

Fonte: Assessoria

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

42 ª Exposição Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano acontece de 20 de maio a 02 de junho no Parque da Água Branca
Freio de Ouro, principal modalidade da raça, terá suas classificatórias gaúchas realizadas no município de Rolante
Evento que reunirá animais de todo o Brasil, deve injetar mais de R$ 1 milhão na economia da capital paulista
Família Alberti recebe amigos e competidores para a 1a. etapa das Copas CHBV de Ranch Sorting e Team Penning.