Search
Close this search box.

Será que as Agtechs são uma indústria chave para a América Latina?

19 de dezembro de 2023

A agroindústria brasileira tem tudo para ser ainda mais protagonista na produção de alimentos. Principalmente se contar com as principais inovações tecnológicas
Compartilhe no WhatsApp
Será que a Agtechs é uma indústria chave para a América Latina?

Nos últimos anos nós temos passado por uma revolução tecnológica que tem alterado a forma como vivemos. E essa revolução está presente em tudo ao nosso redor. Desde os telefones em que resolvemos grande parte dos nossos problemas diários até coisas que ignoramos, como a comida que chega à nossa mesa.

Muitas empresas novas estão surgindo para oferecer soluções mais econômicas, sustentáveis e lucrativas para a produção e gestão do alimento, desde a sua produção até o seu beneficiamento, distribuição e venda para o consumidor final. Neste artigo vamos entender um pouco melhor a influência da tecnologia no agronegócio.

As Agtechs

Este foi um termo criado para nomear as startups que são criadas para oferecer soluções para o agronegócio. Este tipo de empresa tem como característica ser fundada em um ambiente inovador, não contar com grande parte das amarras que limitam as empresas convencionais enquanto contam com a tecnologia para facilitar o seu crescimento.

 produção de alimentos é um tema cada vez mais desafiador, tanto em razão pelo crescente aumento da demanda quanto pela instabilidade climática, saturação do solo, doenças e outros problemas ambientais que são inevitáveis quando se tenta produzir comida para um número tão grande de pessoas tendo para isso recursos limitados.

Por tudo isso, há uma grande necessidade de melhoramento contínuo e otimização de todas as atividades ligadas ao segmento. Tanta demanda faz do agronegócio um meio em que existe também muito dinheiro. Então este ramo de atividade atrai muito interesse de empreendedores e os ativos ligados a ele são negociados com valores altíssimos no mercado de ações e até em ativos de negociação forex.

O cenário brasileiro

O Brasil é um verdadeiro paraíso no mundo. Temos uma abundância imensa de recursos naturais e uma variedade incomparável de ecossistemas, o que faz de nós o lugar perfeito para o cultivo de uma série de produtos alimentícios. Mas isso não significa que não estejamos sofrendo com os problemas enfrentados por produtores de outros lugares.

Por outro lado, temos a nosso favor a vocação para o pioneirismo, a grande facilidade de adaptação e a inventividade do povo brasileiro. Nosso povo tem uma capacidade incomparável de encontrar soluções eficientes para solucionar problemas complexos. Isso faz de nós o lugar perfeito para o desenvolvimento de Agtechs.

É justamente por isso que este tipo de empresa está cada vez mais comum entre aquelas em ascensão no mercado brasileiro. Algumas delas já conseguiram expandir muito as suas atividades e estão atraindo mais investimentos e o interesse de grandes produtores. As ferramentas oferecidas por elas podem revolucionar o mercado de alimentos.

Impacto no Brasil e no mundo

O Brasil tem um papel muito importante na produção de alimentos. Estamos entre os principais produtores de alimentos fundamentais, como a soja e o feijão, entre muitos outros. Então é esperado que as Agtechs nascidas aqui sejam observadas por grandes investidores internacionais.

Nos próximos anos devemos ver cada vez mais empresas voltadas para o agronegócio entre as maiores do mundo. E muitas delas podem ser brasileiras, principalmente aquelas que conseguem compreender as necessidades e desafios da agroindústria do Brasil.

Por Agoravale

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Serasa Experian oferece soluções que combinam transparência de informações e acompanhamento de impacto socioambiental
Digitalização do setor expõe vulnerabilidades que podem ser exploradas e trazer impactos às operações e produção
As tecnologias e robôs de ponta são utilizados em mapeamento de relevo, identificação de características do solo e monitoramento de produção
Evento reúne especialistas e criadores para destacar avanços na seleção e produção de carne Nelore de alta qualidade.