ABQM apoia atualização do Estudo do Complexo do Agronegócio do Cavalo no Brasil

24 de outubro de 2025

Associação se une à ESALQ/USP e à CNA na divulgação da pesquisa que vai atualizar os dados econômicos e sociais da equideocultura, reforçando a representatividade do cavalo Quarto de Milha no país
Compartilhe no WhatsApp
abqm

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) está apoiando e divulgando a nova etapa do “Estudo do Complexo do Agronegócio do Cavalo no Brasil”, coordenado pelo professor Roberto Arruda, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP), em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), por meio da Comissão Nacional de Equideocultura.

O levantamento tem como objetivo atualizar e aprofundar os dados disponíveis sobre a cadeia produtiva do cavalo no Brasil, destacando sua relevância econômica e social. Serão levantadas informações sobre tropa, produção, emprego, serviços, eventos, lazer, esportes, manejo, sanidade, geração de renda e impacto regional. Estudos anteriores já apontavam que o agronegócio do cavalo movimenta dezenas de bilhões de reais e gera milhões de postos de trabalho indiretos.

Com a forte presença da raça Quarto de Milha no meio esportivo, de lazer e de trabalho, a ABQM reforça a importância de a pesquisa contemplar os dados desse segmento, fundamental para o desenvolvimento da equideocultura nacional.

A iniciativa visa subsidiar políticas públicas, ações de fomento, estratégias de mercado e programas de qualificação voltados ao setor. Os resultados contribuirão para ampliar a visibilidade da cadeia produtiva e demonstrar a força do cavalo Quarto de Milha dentro do agronegócio brasileiro.

O questionário da pesquisa está disponível até o dia 26 de outubro e pode ser respondido por produtores rurais e proprietários de equídeos de todo o país.

Ao apoiar o estudo, a ABQM reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do setor, fortalecendo o papel do cavalo Quarto de Milha como um dos principais protagonistas da equideocultura no Brasil.

Para participar, basta preencher o formulário disponível em https://forms.gle/7nAoFiNNLfukC41x6.

Por Ascom ABQM

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Associação se une à ESALQ/USP e à CNA na divulgação da pesquisa que vai atualizar os dados econômicos e sociais da equideocultura, reforçando a representatividade do cavalo Quarto de Milha no país
Setor vê retomada de preços e aposta no fortalecimento das trocas regionais como caminho para consolidar o pescado brasileiro no exterior
Entre julho e setembro, o Plano Safra da Agricultura Familiar somou 609 mil operações e R$ 24,6 bilhões contratados, um aumento de 24% frente ao mesmo período da safra anterior
Edições realizadas em Barretos (SP) e em Santa Maria (RS) deram a largada para uma série de eventos promovidos pela Associação Brasileira de Angus e Ultrablack