Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), em conjunto com a Associação Gaúcha de Produtores de Maçãs (Agapomi), participa da 1ª Festa da Maçã de Vacaria, que acontece simultaneamente ao IV Festival de Balonismo, de 22 a 26 de outubro, em comemoração aos 175 anos do município. Com expectativa de receber 80 mil visitantes ao longo dos cinco dias de evento, a feira será palco de celebração da força produtiva, econômica e social da maçã, símbolo do município.
O Clube da Maçã Brasileira, iniciativa da ABPM, é um dos grandes destaques da programação.
O estande, com 100m², reunirá associados de diversas regiões produtoras do país e oferecerá uma série de atividades lúdicas e educativas voltadas à comunidade. Ao longo da feira, cerca de 600 alunos da rede pública de ensino, com idades entre 5 e 10 anos, participarão de uma programação especialmente pensada para o público infantil, com apresentações culturais, shows de mágica, fantoches, oficinas conduzidas por pedagoga infantil, além de lanche e brindes temáticos.
Segundo o presidente da ABPM, Francisco Schio, a proposta do Clube é “promover momentos de aprendizado e encantamento, aproximando as crianças da pomicultura e reforçando o valor da maçã como alimento saudável, sustentável e essencial para a economia do país”. Schio destaca ainda que a presença da entidade na Festa da Maçã também é uma oportunidade de evidenciar o peso do setor na economia regional.
“O impacto da maçã em Vacaria é expressivo: cerca de 65% dos empregos formais do município estão direta e indiretamente ligados à cadeia da maçã. Quando consideramos os reflexos no setor primário — ou seja, na agropecuária —, 90% dos empregos formais estão vinculados à atividade. É um setor que move a economia local, impulsiona o desenvolvimento e mantém viva a tradição produtiva da região”, afirma o presidente da ABPM.
Mais do que um espaço de convivência, o estande do Clube da Maçã representa o orgulho de uma região que é referência mundial na pomicultura. Vacaria é responsável por 50% da produção gaúcha e 24% da produção nacional de maçãs, capitaneando uma região onde os números superam os de países como Argentina, Portugal e Inglaterra. O município também lidera 83% das exportações brasileiras, que chegam a mais de 40 países, além de concentrar 75% da capacidade industrial do estado para armazenamento e beneficiamento da fruta.
“A Festa da Maçã é um momento de celebrar a força e a união de toda a cadeia produtiva. Estar presente com o Clube da Maçã é uma forma de valorizar o trabalho dos produtores, destacar a importância social e econômica da fruta e mostrar às novas gerações o orgulho de cultivar um produto que simboliza saúde, qualidade e sustentabilidade”, reforça Schio.
Por Ascom ABPM
Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil