Abapa colabora na criação de plano para fortalecer a educação ambiental no Oeste da Bahia

28 de outubro de 2025

ABAPA integra o Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Preto e avalia proposta do Projeto Vozes, que busca alinhar ações de conscientização com a realidade da região."
Compartilhe no WhatsApp
Abapa colabora em plano para educação ambiental no Oeste da Ba

A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) está participando da construção de um plano que vai orientar novas ações de educação ambiental na região Oeste. Integrante do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Preto, a entidade analisa a proposta elaborada pelo Projeto Vozes, do Consórcio Multifinalitário do Oeste da Bahia (Consid), que envolve os municípios de Formosa do Rio Preto, Santa Rita de Cássia e Mansidão.

O analista de sustentabilidade da Abapa, Wallas Calazans, explica que o plano traz uma visão regional, essencial para que as iniciativas ambientais sejam compatíveis com a realidade local. “Nosso papel é garantir que o projeto atenda às necessidades da APA do Rio Preto, uma área extensa e muito importante para o Oeste baiano”, afirma.

A proposta foi apresentada durante a 8ª reunião da APA, realizada na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Formosa do Rio Preto, e voltará a ser debatida em 27 de outubro, em Mansidão, quando os pareceres serão emitidos pelas instituições que compõem o Conselho.

O plano de educação ambiental pretende oferecer diretrizes para a criação de novas ações de conscientização, além de formar educadores e lideranças locais que possam multiplicar o conhecimento em suas comunidades.

A participação da Abapa reforça o compromisso dos produtores com um modelo de desenvolvimento que valoriza a produção agrícola e o cuidado com o meio ambiente.

Ascom ABAPA

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Projeto terá como instituição-sede o Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético
As fazendas da Apta Regional em Itapetininga, Pariquera-Açu, São Roque, Pindamonhangaba e Andradina estarão abertas para visitas com diversas atividades para a população
Evento realizado em Brasília propôs uma ação coletiva para fortalecer marco legal do uso da terra no país, ressaltando as responsabilidades compartilhadas