Alho-semente livre de vírus chega nos estados do Paraná e Espírito Santo

5 de maio de 2022

Agricultores serão capacitados para a tecnologia do alho-semente livre de vírus através de cursos; objetivo é resgatar e fortalecer a cultura do alho nos estados do Espírito Santo e do Paraná
Compartilhe no WhatsApp
Alho-semente livre de vírus chega nos estados do Paraná e Espírito Santo
O projeto é direcionado ao fortalecimento da cadeia de valor do alho – Foto: Divulgação/Embrapa

Foi lançando em janeiro, o projeto ‘Alho Livre de Vírus (ALV), Alternativa Viável para o Fortalecimento da Agricultura Familiar nos Estados do Paraná e do Espírito Santo’, voltado para apoiar o fortalecimento da cadeia de valor do alho-semente nesses estados. Esse apoio será efetivado por atividades de capacitação de agricultores, técnicos agrícolas, extensionistas rurais e consultores em sistemas avançados de produção, da introdução de cultivares de alto rendimento e de alho-semente livre de vírus e tecnologias associadas ao sistema de produção.

O projeto feito pela Embrapa Hortaliças e a Associação dos Produtores de Alho (Anapa), foi viabilizado por meio do Termo de Execução Descentralizada (TED), firmado com o MAPA no final de 2021, no valor de um milhão de reais – recursos geridos pela Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Faped).

Cultura do alho

Segundo a analista Lenita Haber, da área de Transferência de Tecnologia, que atua na gestão de execução do projeto, em conjunto com o pesquisador Francisco Resende (coordenador do Programa de Melhoramento de Alho na Embrapa), os municípios de Cândido de Abreu e Quatiguá, no Paraná, e Santa Maria de Jetibá e Domingos Martins, no Espírito Santo, são as localidades onde as ações serão executadas, baseadas nas avaliações dos sistemas de produção e seus gargalos referentes à cultura do alho.

Lenita explica que, “com a colaboração do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (lDR-Paraná) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (lncaper), foram realizados diagnósticos baseados em visitas às áreas de produção e reuniões com os agricultores locais para apresentação do projeto e identificação das necessidades para adequação das linhas de ação previstas na proposta”.

Ainda de acordo com a analista, a construção do projeto e o consequente TED levaram em consideração os problemas vivenciados pela cadeia produtiva de alho dessas regiões, a partir de suas respectivas realidades.

Outra observação feita por Lenita diz respeito a demanda relacionada à produção de alho desses municípios partiu da Anapa, instituição que representa os produtores da planta do Brasil. Durante as interlocuções com a Embrapa Hortaliças, as experiências exitosas em outras regiões como Cristópolis, na Bahia – onde a introdução da tecnologia do alho-semente livre de vírus traduziu-se na melhoria do padrão tecnológico dos agricultores que possibilitaram o aumento da produtividade de até 50% – poderiam ser replicadas em outras áreas produtoras que vêm perdendo capacidade de produção, afetando comunidades de agricultores familiares.

Curso on-line do alho-semente livre de vírus

As capacitações de agricultores e agentes multiplicadores serão realizadas por meio de um curso on-line sobre sistemas avançados de produção comercial de alho-semente livre de vírus; quatro cursos práticos (dois em cada estado) presenciais abordando técnicas de produção, complementando a capacitação on-line; dois dias de campo direcionados a agricultores, técnicos agrícolas e extensionistas rurais envolvidos no projeto; e ainda validações e implantação de quatro unidades de produção e multiplicação de alho-semente livre de vírus em cada município de atuação do projeto.

Lenita espera que esse trabalho consiga resgatar e fortalecer a cultura do alho no Espírito Santo e do Paraná. “Desta forma será possível reduzir a dependência de outros estados, assim como o trânsito de doenças, tornando-se autossuficientes a partir da introdução da tecnologia do cultivo de alho-semente livre de vírus”.

Fonte: Embrapa Hortaliças

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Novo espaço nasce da parceria com a Physical Care Equine e reúne tecnologia, ciência e atendimento especializado para cavalos atletas e não atletas
A aquisição da JDE Peet’s pela Keurig Dr Pepper, avaliada em R$ 100 bilhões, transforma o mercado brasileiro de café e fortalece marcas como Pilão e L’OR. Entenda os impactos e mudanças após a transação bilionária.
Representantes do Ibraoliva receberam detalhamento das áreas e apresentaram propostas para ampliar proteção