Senar Paraná lança a sua Biblioteca Virtual

10 de junho de 2021

Um acervo inicial de 42 cartilhas com conteúdos disponíveis de diversas áreas, entre elas, mecanização, bovinocultura leiteira, gestão rural, olericultura e grãos
Compartilhe no WhatsApp
Senar Paraná lança a sua Biblioteca Virtual

Recentemente, o Senar Paraná lançou uma biblioteca virtual. A ideia é levar cursos para as famílias rurais através de uma Biblioteca Virtual. Essa forma de ampliar a disseminação do conhecimento está disponibilizada no portal do SENAR-PR, onde os produtores rurais, trabalhadores no campo, técnicos e demais públicos podem acessar os materiais nos formatos PDF e/ou Pageflip. A Biblioteca Virtual está no site do Sistema FAEP/SENAR-PR. 

 “O compartilhamento desse material, principalmente em tempos de pandemia do novo coronavírus, tem potencial em se traduzir em ganhos de qualidade educacional e de atualização a produtores, trabalhadores rurais e demais interessados de todo o Paraná e também de outros estados”, ressalta a superintendente do SENAR-PR, Débora Grimm. 

Todos os materiais do Senar Paraná estão catalogados na Biblioteca Nacional e possuem ISBN (International Standard Book Number), que, em uma tradução livre, significa Padrão Internacional de Numeração de Livro. Esse sistema internacional padronizado de identificação de livros permite que cada obra tenha um único número de acordo com o título, país, autor, editora e até mesmo edição. Ainda, esse código permite que as cartilhas do SENAR-PR sejam identificadas em qualquer lugar do mundo. 

Inicialmente, a Biblioteca Virtual começa com um acervo de 42 cartilhas. Entre os conteúdos disponíveis, estão contemplados materiais de diversas áreas como mecanização, bovinocultura leiteira, gestão rural, olericultura, grãos, entre outros. Parte destas cartilhas está inserida nos 10 cursos mais demandados ofertados pelo SENAR-PR no ano de 2020. 

A intenção é de que outras cartilhas também passem a fazer parte do acervo da Biblioteca Virtual. Ainda, futuramente, a proposta é incluir os materiais no aplicativo do Sistema FAEP/SENAR-PR, que pode ser baixado gratuitamente na Apple Store ou na Play Store. Hoje o Senar dispõe de cerca de 300 cursos. “O compartilhamento do material didático procura tornar esses conhecimento mais acessíveis a todos”, aponta Débora. 

Sobre o Senar Paraná

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR – Administração Central, foi criado pela Lei Federal nº 8315, de 23 de dezembro de 1991 e regulamentado pelo Decreto nº 566/92, de 10 de junho de 1992, com o objetivo de organizar, administrar e executar no território brasileiro o ensino da formação profissional rural e a promoção social do trabalhador rural.

Em caráter provisório o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional do Estado do Paraná – SENAR-PR, iniciou suas atividades em 1993, através de convênio entre a Confederação Nacional de Agricultura – CNA e a Federação da Agricultura do Estado do Paraná – FAEP, onde surgiram e se desenvolveram os primeiros programas de cursos.

Desde o início de suas atividades, o SENAR-PR estabeleceu seu programa de trabalho fundamentando-se em alguns princípios estabelecidos em suas Diretrizes de Ação e que permanecem até os dias atuais. São os seguintes estes princípios:

Fonte: Faep 
Crédito da foto: Divulgação/Faep

Leia outras notícias no portal MAB

 

Relacionadas

Veja também

A carne de Mato Grosso foi uma das grandes atrações da China International Import Expo (CIIE), a maior feira de importação do mundo, realizada entre os dias 5 e 10 de novembro, em Xangai.
Volume representa queda de 20% na comparação com o mesmo mês de 2024; no acumulado de 2025, embarques somam 33,279 milhões de sacas, também 20% inferiores ao aferido nos primeiros 10 meses do ano passado
Iniciativa reforça o compromisso do movimento com a moda consciente e a rastreabilidade do algodão brasileiro
Acordo foi assinado pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, Sergio Iraeta, em Buenos Aires