O AGRONEGÓCIO MAIS PERTO DE VOCÊ

Você sabe o que é o LAMBPLAN?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Trata-se de um programa australiano que fornece aos criadores os valores genéticos dos animais para que, dessa forma, eles possam utilizar aqueles que melhor se adequam ao seu sistema de produção e mercado

A fim de auxiliar os criadores de ovinos da Austrália a organização sem fins lucrativos Sheep Genetics desenvolve, desde 1989, o programa de melhoramento genético LAMBPLAN. Entre as principais características do sistema, é que ele possibilita a avaliação de diferentes índices de desempenho e informações práticas para todos os tipos de criadores sobre o potencial genético de seus animais.

Dessa forma, os animais são classificados de acordo com suas características de produção, chamadas DEP (diferença esperada nas progênies), no Brasil, ou ASBV (Australian Sheep Breeding Values), na Austrália. Sendo assim, o LAMBPLAN avalia os seguintes índices:

Peso ao nascimento (BWT)

Peso a desmama (WWT)

Peso pós-desmama (PWWT)

Espessura de gordura (PFAT)

Área de olho de lombo (PEMD)

– Resistência a vermes (FEC)

Posteriormente, estas avaliações feitas pelo programa são diretamente comparadas entre os rebanhos de uma mesma raça e entre rebanhos de raças diferentes. Apenas o LAMBPLAN fornece um sistema de benchmarking (índice de referência usado para avaliar o desempenho de uma aplicação), que permite aos criadores monitorarem os níveis de melhoria da constituição genética dos animais.

Como resultado, o LAMBPLAN oferece flexibilidade, permitindo que os criadores de elite se concentrem em características importantes para seu objetivo de criação e para as exigências de seus clientes.

Ademais, criadores comerciais também podem usar as DEP ou ASBV do LAMBPLAN de maneira objetiva a comparar reprodutores e/ou matrizes, com identificação daqueles que melhor se adequam ao sistema de produção e metas de mercado.

O sistema LAMBPLAN, portanto, objetiva a redução de riscos, com a melhoria da taxa de ganho genético, em atendimento às especificações do mercado e maior produtividade dos rebanhos.

Consequentemente, o índice (Index) fornecido pelo programa é um guia de valor para um particular mercado. Animais com maiores índices produzirão cordeiros mais adequados a esse determinado alvo do mercado. Contudo, é importante compreender qual será seu alvo em um determinado mercado antes de aplicar o índice.

Ouça o artigo
Ouça
o artigo