Search
Close this search box.

Você sabe o que é o LAMBPLAN?

3 de dezembro de 2020

Compartilhe no WhatsApp

Trata-se de um programa australiano que fornece aos criadores os valores genéticos dos animais para que, dessa forma, eles possam utilizar aqueles que melhor se adequam ao seu sistema de produção e mercado

A fim de auxiliar os criadores de ovinos da Austrália a organização sem fins lucrativos Sheep Genetics desenvolve, desde 1989, o programa de melhoramento genético LAMBPLAN. Entre as principais características do sistema, é que ele possibilita a avaliação de diferentes índices de desempenho e informações práticas para todos os tipos de criadores sobre o potencial genético de seus animais.

Dessa forma, os animais são classificados de acordo com suas características de produção, chamadas DEP (diferença esperada nas progênies), no Brasil, ou ASBV (Australian Sheep Breeding Values), na Austrália. Sendo assim, o LAMBPLAN avalia os seguintes índices:

Peso ao nascimento (BWT)

Peso a desmama (WWT)

Peso pós-desmama (PWWT)

Espessura de gordura (PFAT)

Área de olho de lombo (PEMD)

– Resistência a vermes (FEC)

Posteriormente, estas avaliações feitas pelo programa são diretamente comparadas entre os rebanhos de uma mesma raça e entre rebanhos de raças diferentes. Apenas o LAMBPLAN fornece um sistema de benchmarking (índice de referência usado para avaliar o desempenho de uma aplicação), que permite aos criadores monitorarem os níveis de melhoria da constituição genética dos animais.

Como resultado, o LAMBPLAN oferece flexibilidade, permitindo que os criadores de elite se concentrem em características importantes para seu objetivo de criação e para as exigências de seus clientes.

Ademais, criadores comerciais também podem usar as DEP ou ASBV do LAMBPLAN de maneira objetiva a comparar reprodutores e/ou matrizes, com identificação daqueles que melhor se adequam ao sistema de produção e metas de mercado.

O sistema LAMBPLAN, portanto, objetiva a redução de riscos, com a melhoria da taxa de ganho genético, em atendimento às especificações do mercado e maior produtividade dos rebanhos.

Consequentemente, o índice (Index) fornecido pelo programa é um guia de valor para um particular mercado. Animais com maiores índices produzirão cordeiros mais adequados a esse determinado alvo do mercado. Contudo, é importante compreender qual será seu alvo em um determinado mercado antes de aplicar o índice.

Relacionadas

Veja também

O número total de cabeças passou de 20,5 milhões para 25,4 milhões. Tem se destacado no Estado a criação de bubalinos, com alta de 43,27% no período.
A tecnologia já é empregada no exterior em peixes como salmão e truta, e o maior desafio era adaptá-la para o tambaqui
Nelore e anelorados representam 80% do rebanho bovino nacional. Entidade desenvolve ações de fomento e valorização da raça
Tudo pronto para a realização do 2º Fórum Nacional do Leite, dias 16 e 17 de abril, na sede da Embrapa, em Brasília (DF); organização promete abrangência nas discussões.