Search
Close this search box.

Trator movido a biometano promete revolucionar o agronegócio

27 de abril de 2023

Trator New Holland T6 180 Methane Power, desenvolvido pela CNH Industrial.
Compartilhe no WhatsApp
Trator movido a biometano promete revolucionar o agronegócio
Divulgação/New Holland

Se no segmento automotivo os assuntos da moda são carros eletrificados e os ainda raros movidos a hidrogênio, no agropecuário a busca por veículos mais amigos do meio-ambiente aponta para um outro tipo de solução: o trator movido a biometano.

A reportagem do Canaltech foi convidada para acompanhar de perto o evento que marcou a entrega do primeiro trator movido a esse tipo de propulsor no Brasil, o New Holland T6 180 Methane Power, desenvolvido pela CNH Industrial. E ainda teve a oportunidade de dirigir a máquina, que além de imponente é extremamente tecnológica.

Sobre a rápida experiência ao volante do trator movido a biometano, porém, discorreremos um pouquinho mais ao final desta matéria. Antes, o essencial é explicar em detalhes como é esse trator produzido pela New Holland, e o porquê ele deve iniciar uma nova era no agronegócio brasileiro.

i727010
T6 180 Methane Power é o 1º trator movido a biometano do mundo (Imagem: Divulgação/New Holland)

A entrega do 1º trator

O New Holland T6 180 Methane Power teve sua primeira unidade comercializada no Brasil adquirida pela SF Agropecuária, localizada em Brasilândia, no Mato Grosso do Sul, e que tem como proprietário e diretor o empresário Fábio Pimentel de Barros.

O primeiro trator do mundo movido a biometano passou por um período de 45 dias de testes até a “entrega simbólica” da chave, que foi acompanhada de perto pela reportagem. E a compra, que custou ao empresário 30% a mais do que ele pagaria por um trator convencional, movido a diesel (cerca de R$ 1,3 milhão), parece ter valido o investimento.

“Além de ser ecologicamente correto, o trator também é econômico e tem papel estratégico, Posso afirmar que conseguimos uma economia de 40% em relação ao valor que gastávamos em diesel sossegado”, garantiu Fábio Pimentel. “Afinal, o gás eu já tenho na fazenda”, completou o executivo, que já contava com os biodigestores instalados antes de fechar a compra do trator.

i729190
Fãbio Pimentel de Barros recebe a chave simbólica do trator da New Holland (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

Como é o trator movido a biometano?

O New Holland T6 180 Methane Power é, literalmente, uma senhora máquina. Eleito Trator Sustentável do Ano 2022 durante a EIMA International, em Bolonha, na Itália, o T6 180 Methane Power vinha sendo testado, em forma de protótipo, desde 2017 no Brasil.

Equipado com o motor NEF de 6,7 litros, especificamente desenvolvido para aplicações agrícolas pela FPT Industrial, ele encara desde os trabalhos mais fáceis no campo até os mais complicados.

Segundo o fabricante, o imponente trator movido a biometano tem comportamento similar a um tradicional, a combustão, pois entrega ao condutor cerca de 180cv de potência, além de um torque de 750 Newton metro (equivalente a 76,4 kgf/m).

i727012
T6 Methane Power pode rodar até 550 quilômetros com um tanque de gás metano (Imagem: Divulgação/New Holland)

Em relação à economia, o T6 180 Methane Power também mostrou credenciais para se destacar no segmento. Segundo Fábio Pimentel, durante os 45 dias de testes, o trator consumiu, em média, 10 metros cúbicos por hora trabalhada. A autonomia, com carga completa do tanque de 453 litros de gás (79 quilos) é equivalente a 550 quilômetros.

“Como o preço do metro cúbico do gás é em torno de 1 real, a economia é gigantesca no comparativo com o que eu gastaria com diesel no tanque”, comparou.

O T6 180 Methane Power tem ainda transmissão Semi Powershift 16 x 16 (16 marchas para a frente e 16 para trás), eixo dianteiro em peça única e suspensão de cabine, que oferece ar-condicionado e muito conforto aos ocupantes, além de visão 360º.

i726990
Interior do T6 180 é bastante confortável e tecnológico (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

Bruto, mas tecnológico

O trator movido a biometano também é extremamente rico em tecnologia embarcada. O modelo da New Holland conta com um sistema de telemetria de última geração, que passa para um portal específico (MYPLMCONNECT) informações em tempo real de tudo o que o condutor está fazendo com o trator.

O sistema chamado ISOBUS Class 2 passa informações para a tela multimídia do trator, enquanto o Intelliturn é utilizado para automatizar determinadas manobras de cabeceira e otimizar o trabalho diário de forma autônoma.

i726996
Multimídia exibe informações em tempo real do desempenho do trator (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

5 motivos para o trator a biometano revolucionar o Agro

Flávio Rielli Mazetto, Diretor de Marketing de Produto da New Holland para a América Latina, conversou com a reportagem do Canaltech e expôs sua visão sobre o que pode vir a ser uma nova era do Agro no Brasil.

Segundo o executivo da marca, o Brasil possui hoje cerca de mil plantas de produção de biogás, mas nem todas estão aptas para realizar o processo de purificação e, assim, transformar o produto em biometano para uso no trator.

Mazetto afirmou acreditar que esse cenário mude dentro de “dois ou três anos” e, então, o biometano passe a ser mais comum. “Teremos volume substancial, não só no uso de propriedades agropecuárias, mas também agro industrial. Indústrias de cana de açúcar, celulose e suco de laranja, por exemplo”.

i729200
Comparativo da New Holland mostra benefícios do trator a biometano diante do diesel (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

O executivo enumerou 5 motivos pelos quais, em sua visão, o trator a biometano vai revolucionar o setor Agro no Brasil.

5. Ecossistema

“O trator movido a biometano é muito melhor para o meio-ambiente, pois apresenta uma redução de 99% do material particulado e 80% da emissão de gases nocivos. Além disso, dá para fazer uso do crédito de carbono”.

4. Custo-benefício

“Você pega um subproduto, algo que seria descartado, e transforma em gás que substitui um combustível fóssil, que sempre está sujeito à volatilidade de preço. Com o biometano você tem uma previsibilidade neste ponto com preço volátil. Com o biometano você tem previsibilidade e economia de 30 a 40%”.

i727004
Segundo executivos da New Holland, com biometano economia pode chegar a 40% em relação ao diesel (Imagem: Divulgação/New Holland)

3. Potência

“O trator movido a biometano oferece menos ruído e mesmo desempenho e performance dos tradicionais movidos a combustão”.

2, Conectividade

“O sistema de telemetria presente no T6 180 Methane Power permite acompanhar em tempo real tudo o que está sendo feito e, assim, efetuar eventuais ajustes para otimizar o trabalho”.

1. Diversificação

“Ele apresenta a flexibilidade de também poder ser usado com GNV, caso ainda não haja possibilidade de purificar o biogás em biometano combustível”.

Por Canaltech

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Dados mostram que serão produzidos 193,15 mil litros, abaixo do recorde de 580,22 mil litros do período anterior
Safra total de milho foi estimada em 114,14 milhões de toneladas, um acréscimo de 2,5 milhões de toneladas em relação ao previsto no mês passado; área plantada deve crescer 1% e produtividade deve avançar 1,2%
Essa parceria confirma a missão do AgroApp que é levar informações de qualidade para o produtor rural e profissional do campo.
Na comparação com a média diária de junho de 2023, há queda de 16,6% no valor obtido diariamente pelas exportações de açúcar em junho de 2024.