Search
Close this search box.

Grupo de trabalho vai aprimorar sistema de pesquisa agropecuária da Embrapa

17 de março de 2023

Objetivo é identificar demandas, avaliar as limitações do atual modelo e apresentar propostas para o aprimoramento do SNPA - Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária
Compartilhe no WhatsApp
Grupo de trabalho vai aprimorar sistema de pesquisa agropecuária da Embrapa

Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) criou um grupo de trabalho para aprimorar o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA). A Portaria Nº 56, que institui o GT, foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (15). 

O Grupo será composto por pessoas com comprovada experiência profissional e notório conhecimento na área de pesquisa agropecuária, como o ex-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Silvio Crestana, além de Ana Célia Castro, Roberto Rodrigues, Luís Carlos Guedes Pinto e Pedro Camargo Neto.

De caráter consultivo, o Grupo de Trabalho de Estudos Avançados de Aprimoramento do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária terá o objetivo de identificar demandas, avaliar as limitações do atual modelo e apresentar propostas para o aprimoramento do SNPA. As reuniões serão quinzenais, mas podem ser realizadas extraordinariamente, se houver convocação.

Ao final dos estudos, previstos para encerrar em 90 dias, será elaborado um relatório final com sugestões de aprimoramento do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária, que será encaminhado ao ministro Carlos Fávaro. A participação no Grupo de Trabalho será considerada prestação de serviço público relevante, e não será remunerada.

Fávaro explica que o Grupo vai debater novas tecnologias para indicar à nova diretoria da Embrapa e ao governo Lula caminhos para que a Embrapa se modernize, seja mais ágil, mais eficiente e continue cumprindo seu papel de vanguarda. “A Embrapa completa 50 anos em 2023 e é muito importante olharmos os próximos 50 anos: o que estaremos produzindo e de que forma estaremos produzindo e qual o papel da Embrapa para que isso aconteça com mais eficiência e o Brasil continue sendo esse grande líder mundial na produção de alimentos”, destaca o ministro. 

Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA)

Instituído em 1992, atualmente o SNPA é constituído pela Embrapa, pelas Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária – Oepas, por universidades e institutos de pesquisa de âmbito federal ou estadual, além de outras organizações públicas e privadas.

Por MAPA

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

São Paulo enfrenta desafios ainda maiores devido aos altos custos para o setor produtivo do leite e por ser o maior mercado consumidor do país.
Os pesquisadores vão debater projetos e ações para o desenvolvimento sustentável da piscicultura na Amazônia com uso de tecnologia.
Para participar é necessário que a família esteja inscrita no Cadastro Único e viva no meio rural, com renda mensal de até R$ 218 por integrante
Reunião para discutir o tema foi realizada na terça (21), em Brasília