Os currais do pavilhão Multiuso no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), receberam ontem (19) as estrelas do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT 2022). Trata-se dos reprodutores classificados no Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar (TDEA).
“Os 78 touros classificados no TDEA apresentaram uma grande variabilidade genética, com 55 diferentes pais e oriundos de 13 estados brasileiros, de quatro regiões diferentes. Isto representa a diversidade genética dos touros jovens do PNAT”, destaca Lauro Fraga Almeida, gerente de Melhoramento Genético da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).
Touros classificados no PNAT
Seguindo o calendário da prova, no dia 24 de agosto eles passam pela última etapa de avaliação, que consiste na votação para a escolha dos melhores exemplares. No período da manhã votam criadores e técnicos, já no período da tarde é a vez de técnicos da ABCZ. Ao chegarem ao pavilhão, os avaliadores irão encontrar os animais em currais numerados e ordenados por raças em ordem alfabética. Os criadores e técnicos também votarão na avaliação que premiará os melhores conjuntos Progênie de Pai de Touros classificados no PNAT.
O grande anúncio dos Touros PNAT 2022 acontecerá no dia 25, a partir das 9h, no Pavilhão Multiuso. Os animais selecionados avançarão para a quarta etapa do programa, que é a de coleta, industrialização e distribuição de sêmen para os rebanhos colaboradores.
A ExpoGenética 2022 começa hoje (20) e vai até o dia 28 de agosto. Clique aqui e confira a programação completa
Fonte: ABCZ
Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil