Touros classificados no TDEA já chegaram para a ExpoGenética 2022

20 de agosto de 2022

78 Touros chegaram ontem no pavilhão Multiuso no Parque Fernando Costa, sendo 55 de diferentes pais e oriundos de 13 estados brasileiros
Compartilhe no WhatsApp

Os currais do pavilhão Multiuso no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), receberam ontem (19) as estrelas do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT 2022).  Trata-se dos reprodutores classificados no Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar (TDEA).

 “Os 78 touros classificados no TDEA apresentaram uma grande variabilidade genética, com 55 diferentes pais e oriundos de 13 estados brasileiros, de quatro regiões diferentes. Isto representa a diversidade genética dos touros jovens do PNAT”, destaca Lauro Fraga Almeida, gerente de Melhoramento Genético da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

Touros classificados no PNAT

Seguindo o calendário da prova, no dia 24 de agosto eles passam pela última etapa de avaliação, que consiste na votação para a escolha dos melhores exemplares. No período da manhã votam criadores e técnicos, já no período da tarde é a vez de técnicos da ABCZ. Ao chegarem ao pavilhão, os avaliadores irão encontrar os animais em currais numerados e ordenados por raças em ordem alfabética. Os criadores e técnicos também votarão na avaliação que premiará os melhores conjuntos Progênie de Pai de Touros classificados no PNAT.

O grande anúncio dos Touros PNAT 2022 acontecerá no dia 25, a partir das 9h, no Pavilhão Multiuso. Os animais selecionados avançarão para a quarta etapa do programa, que é a de coleta, industrialização e distribuição de sêmen para os rebanhos colaboradores.

 A ExpoGenética 2022 começa hoje (20) e vai até o dia 28 de agosto. Clique aqui e confira a programação completa 

Fonte: ABCZ

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

IZ e a empresa de consultoria Metrika visitaram a Universidade da Califórnia, Davis, e participam de evento global
União entre governos, instituições de pesquisa e produtores impulsiona a regulamentação e valorização dos queijos artesanais regionais, promovendo identidade cultural, segurança alimentar e desenvolvimento econômico no Brasil.
Evento realizado pela ABHB Associação Brasileira de Hereford e Braford e Frigorífico Silva, em Santa Maria (RS), premiou criadores com melhores carcaças e lotes
Segmento de carnes e congelados embarcou mais de meio milhão de toneladas no Terminal em 2025