Search
Close this search box.

As tecnologias atuais que podem dar um salto de qualidade ao agro

15 de setembro de 2023

Primeiro veio a mecanização. Depois, a Revolução Verde escalou os cultivos e a agroindústria. Agora, o campo entra na era 4.0
Compartilhe no WhatsApp
As tecnologias atuais que podem dar um salto de qualidade ao agro

Utilizando uma série de tecnologias, desde a inteligência artificial à robótica, o futuro da agricultura e da pecuária passa pela precisão: otimizar o crescimento das culturas e criações face a desafios sem precedentes do agro. A tomada de decisões baseada em dados está revolucionando uma variedade de indústrias, desde a saúde ao setor de transformação, e constitui a espinha dorsal da agricultura e pecuária 4.0.

Desenvolvimento Tecnológico

Confira os muitos desenvolvimentos tecnológicos que podem funcionar em conjunto com a futura tecnologia no campo:

Análise de dados:

A análise de dados não é tanto uma tecnologia, mas sim o que a Agricultura 4.0 pode fazer com os dados. Quando o futuro da agricultura depende da otimização de recursos escassos, como terras aráveis, água e mão-de-obra, as decisões baseadas em dados são críticas.

A análise de dados não deixa espaço para duplas suposições e dá aos agricultores a confiança necessária para tomar decisões comerciais vitais e melhorar o crescimento das culturas.

Os fundamentos da nova revolução

A agropecuária está numa encruzilhada, enfrentando vários ventos contrários ao mesmo tempo. Em primeiro lugar, as alterações climáticas levam a padrões climáticos imprevisíveis, intensificando secas e furacões, reduzindo o abastecimento de água e prejudicando as colheitas.

Ao mesmo tempo, a população mundial continua a crescer. Espera-se que atinja 9,7 mil milhões até 2050, de acordo com as previsões das Nações Unidas. De 2030 a 2050, por exemplo, haverá mais 1,2 bilhão de pessoas em apenas vinte anos. Os desafios da segurança alimentar serão exacerbados. Aumentar a produção de alimentos quando os recursos são finitos diminuem, como terras aráveis ​​e água doce, continuará a ser um desafio. A migração laboral das zonas rurais para as cidades diminui a força de trabalho disponível para trabalhar no campo.

Estes desafios podem parecer assustadores, mas as tecnologias relativamente novas incorporadas na Agricultura 4.0 prometem resolver todos eles, ou pelo menos ser um aliado poderoso. A utilização da moderna tecnologia da informação para enfrentar os desafios da população mundial não é nova.

Ainda assim, os princípios desta próxima revolução são aplicados literalmente desde o início, de sensores no solo e monitorização de grandes rebanhos de gado até drones que supervisionam plantações generalizadas de culturas. O futuro da agricultura passa pela transformação digital como causa raiz do crescimento.

(Reportagem publicada na Forbes Argentina e adaptada. Tradução: Forbes Brasil)

Por Forbes

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil 

Relacionadas

Veja também

O Porto, em conjunto com o operador portuário responsável, montou a logística necessária para o recebimento da carga
Inteligência artificial na colheita e distribuição, inteligência artificial no acesso a crédito e influência da China são algumas das inovações no agro
Serasa Experian oferece soluções que combinam transparência de informações e acompanhamento de impacto socioambiental