Search
Close this search box.

Tecnofam 2022 começa hoje, 13, em Dourados

13 de setembro de 2022

Onze Unidades da Embrapa estarão apresentando suas tecnologias na Tecnofam 2022; grupos de alunos da rede municipal de ensino do município percorrerão roteiros criados especificamente para o público infanto-juvenil
Compartilhe no WhatsApp
Tecnofam 2022 começa hoje, 13, em Dourados
Várias unidades da Embrapa estarão disponíveis no evento – Foto: Divulgação

A solenidade de abertura da Tecnofam – Tecnologias e Conhecimentos para Agricultura Familiar será realizada hoje, 13 de setembro, às 8h30. O evento acontece em Dourados (MS), no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho (Rua Valério Fabiano, 100 – Jardim Alhambra). Na ocasião estarão presentes autoridades e representantes institucionais públicos e privados. O diretor-executivo de Negócios da Embrapa, Tiago Toledo Ferreira também estará prestigiando a abertura do evento.
 
Durante três dias, de hoje até quinta (15), o público presente na Tecnofam 2022 terá a oportunidade de conhecer as principais tecnologias voltadas para a produção rural familiar no Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal adequadas às condições de solo e clima do Centro Sul do Brasil. 
 
A Tecnofam é uma promoção da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS), que além de reunir apoiadores e parceiros da iniciativa privada, empresas e instituições públicas, conta com a participação de onze Unidades da Embrapa: Gado de Corte (Campo Grande/MS), Gado de Leite (Juiz de Fora/MG), Hortaliças (Brasília/DF), Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas/BA), Pantanal (Corumbá/MS), Pesca e Aquicultura (Palmas/TO), Soja (Londrina/PR), Solos (Rio de Janeiro/RJ), Suínos e Aves (Concórdia/SC) e Uva e Vinho (Bento Gonçalves/RS).

Embrapa Agropecuária Oeste 

A Unidade da Embrapa, coordenadora e anfitriã da Tecnofam, Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS) estará presente no evento com toda a sua equipe desempenhando inúmeras atividades. No estande institucional da Embrapa, haverá uma exposição de fitossanidade, em que o pesquisador Guilherme Lafourcade Asmus, vai apresentar algumas raízes de plantas que foram danificadas pelas ações dos nematóides. Nesse local, a equipe de pesquisadores da Unidade também estará reunida buscando esclarecer dúvidas dos agricultores e demais participantes do evento.
 
No campo, a Unidade estará demonstrando diversas tecnologias, dentre elas, o Sisteminha Embrapa – Sistema Integrado para Produção de Alimentos, que será apresentada pela equipe de piscicultura da Unidade, com destaque ao pesquisador Laurindo André Rodrigues. Trata-se de um processo que, por meio da miniaturização e escalonamento da produção, tem o propósito de gerar retorno rápido ao produtor, por meio de uso de tecnologia integrada de produção de aves, peixes, hortaliças e outros alimentos.
 
O pesquisador Milton Padovan estará presente no campo, no espaço denominado “Produção agroecológica e renda contínua”, apresentando técnicas e estratégias sustentáveis para os agricultores familiares. Diariamente serão realizadas abordagens, com palestras informativas, nos seguintes horários: 8:00, 8:30, 9:00, 9:30, 10:00, 10:30, 11:00 e 11:30. 

Novidade da Tecnofam

A grande novidade da Tecnofam 2022 será a Tecnofam Kids, que está sendo realizada pela Embrapa Agropecuária Oeste em parceria com a Embrapa Pantanal (Corumbá/MS) e a Prefeitura Municipal de Dourados. Na ocasião, grupos de alunos da rede municipal de ensino do município percorrerão roteiros criados especificamente para o público infanto-juvenil.

A Embrapa Pantanal está organizando uma estação de “conservação da fauna”, onde os animais taxidermizados serão expostos e mostrarão suas características, seus hábitos alimentares e seu ambiente natural. A Embrapa Pantanal também desenvolverá uma ação envolvendo a participação de estudantes na identificação de pegadas de animais, como uma forma dinâmica de entender como ocorre a transmissão de doenças entre animais domésticos, animais silvestres e pessoas, enfatizando a importância da ciência cidadã e da saúde do indivíduo. 

Unidades da Embrapa presentes 

A Embrapa Gado de Corte (Campo Grande/MS), leva para a Tecnofam, o “Museu do carrapato”, nome dado ao serviço gratuito que vai analisar as amostras de carrapato para verificar a presença de resistência nas populações de carrapatos, encontrados em sua propriedade, aos produtos utilizados. Porém, a forma como os carrapatos deverão ser manejados devem seguir orientações especificas e explicadas na matéria “Teste para eficiência de carrapaticida reduz perdas com controle” (https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/73354486/teste-para-eficiencia-de-carrapaticida-reduz-perdas-com-controle).
 
A Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora/MG) também estará presente na Tecnofam 2022, com a participação do pesquisador Paulino Andrade, que vai contribuir com as atividades da oficina de produção e uso de silagem, em parceria com a Agraer. Além disso, o pesquisador estará disponível para esclarecer dúvidas sobre os capins elefantes: BRS Kurumi e BRS Capiaçu.

A Embrapa Hortaliças (Brasília/DF) vai trazer informações sobre Hortaliças: cultivares de batata-doce biofortificadas – BRS Anembé, BRS Cotinga e BRS CIP Nuti, cenoura BRS Paranoá e cultivares de alho BRS Hozan, Amarante  e  Ito. As cultivares de batata-doce serão apresentadas em vasos, em tubérculos para demonstração (sob a forma de batatas cozidas, por exemplo) e  também como chips, em embalagens aluminizadas.

Já as cultivares de alho serão exibidas em bulbos para demonstração e para possíveis preparos (pasta para degustação). Com relação à BRS Paranoá, além do colorido de suas raízes, a cultivar também poderá ser a matéria-prima de possíveis preparos, como bolo de cenoura. Vale destacar que todas essas cultivares  contarão com materiais de divulgação como folders e posters.
 
A Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas/BA) vai participar das Dinâmicas de Campo e das Oficinas. O pesquisador Marco André Sedrez Rangel, que vai demonstrar o plantio direto de mandioca, diariamente, das 9h30 às 10hs, em parceria com Eduardo Assis, da Asa Implementos (Amaporã/PR), no Espaço “Dinâmicas a campo”. O pesquisador Rudiney Ringenberg, vai ministrar palestra diariamente, das 13h30 às 14h30, na oficina intitulada ‘Manejo Integrado de pragas na cultura da mandioca”, no Espaço “Oficinas”.

A Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas/TO), vai apresentar a piscicultura por meio de realidade virtual. Segundo a zootecnista Marcela Mataveli, “a tecnologia é uma ferramenta de capacitação, de formação de pessoas e que contribui de forma relevante para demonstrar a qualidade da água na piscicultura”. A ideia é que os visitantes possam se sentir dentro de um viveiro de criação de peixes. Essa é uma tecnologia fruto do BRS Aqua, principal projeto da Embrapa sobre aquicultura.
 
A Embrapa Soja (Londrina/PR) vai demonstrar a utilidade do tecnobroto. Trata-se de um sistema automatizado e ecologicamente correto para produção de brotos de soja. São utilizados recipientes resistentes à umidade, equipamentos para controle de temperatura da água de irrigação. 
 
A Embrapa Solos (Rio de Janeiro/RJ) vai apresentar na Tecnofam, no estande institucional da Embrapa, duas tecnologias: Sistema Brasileiro de Classificação de Terras para Irrigação (SiBCTI) e o Diagnóstico Rápido da Estrutura do Solo (DRES). Além disso, estarão presentes o Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, Silvio Bhering e o pesquisador Gustavo Vasques, ambos estão envolvidos com o projeto de zoneamento agroecológico do Mato Grosso do Sul (ZAE/MS). 
 
A Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC), vai participar do Espaço “Dedo de Prosa” na Tecnofam, com palestra sobre “Produção de ovos para diversificação na propriedade rural”, que acontece no dia 15 de setembro, das 10hs às 11h30, e que será realizada por Márcio Gilberto Saatkamp.
 
A Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves/RS) participa do evento, expondo sucos e vinhos produzidos com uvas desenvolvidas pelo programa de melhoramento genético do fruto da Embrapa. Na ocasião, o analista João Carlos Tafarel vai prestar esclarecimentos sobre algumas variedades de uvas de mesa, tais como BRS Melodia e esclarecer dúvidas relacionadas à viticultura.

Também estarão disponíveis na Tecnofam, no estande institucional da Embrapa, as seguintes tecnologias: PAQLF – Programa de análise de qualidade de laboratórios; TOMATEC – Tomate em Cultivo Sustentável; Fertilizante organomineral granulado à base de cama de frango; Zoneamento Agroecológico do Estado do Mato Grosso do Sul (ZAMS) – Fases I e II; Sustentabilidade de agroecossistemas com barragem subterrânea; Mapa de carbono orgânico do solo; Biorreator de bancada para monitoramento da compostagem em laboratório; Zoneamento Agroecológico do Estado de Alagoas (ZAAL); Fertmove; Specsol e Sistema Brasileiro de Classificação de Solos SiBCS (3ª edição). Os Aplicativos:  Pasto Certo; BRS Capiaçu; Guia Clima e Zarc também estarão sendo demonstrados no estande. 

Fonte: Embrapa

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Valor é 4,4% maior que os US$ 35,85 bilhões em exportações registrados no primeiro trimestre do ano passado
Impulsionadas pela soja em grão, pelo açúcar bruto e açúcar refinado, as exportações do Paraná cresceram 4,7% em valor no primeiro trimestre do ano em relação a igual período do ano passado, informou em nota a Agência Estadual de Notícias.
ABCZ foi escolhida para sediar a segunda edição do COMCEBU; evento é aliado à 89ª ExpoZebu
Desembolsos nos primeiros oito meses da safra cresceram 13%, diz Seapa