Search
Close this search box.

Suco de laranja não altera glicemia, indica estudo

13 de dezembro de 2022

Além de não alterar a glicemia, o suco de laranja oferece outros benefícios para a saúde
Compartilhe no WhatsApp
Suco de laranja não altera glicemia, indica estudo
Os compostos bioativos presentes na fruta impedem a elevação da taxa de açúcar no sangue – Foto: Freepik

O suco de laranja é uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros. Com base nisso, um estudo conduzido pelo Centro de Pesquisas em Alimentos (Food Research Center – FoRc) da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), com o apoio do Fundecitrus, analisou os impactos do consumo da laranja na glicemia, que é a taxa de glicose no sangue.

Segundo a pesquisa, o suco de laranja não altera a glicemia, pois os compostos bioativos presentes na fruta impedem a elevação da taxa de açúcar no sangue.

Para a realização do estudo, voluntários saudáveis foram divididos em três grupos: o primeiro ingeriu água após as refeições; o segundo, suco de laranja; e o terceiro, água com uma quantidade de açúcar equivalente a presente no suco de laranja. Após uma hora, foi analisada a quantidade de glicose (açúcar) no sangue de cada participante.

Os três grupos apresentaram alteração, porém os voluntários que consumiram água com açúcar apresentaram a taxa mais alta de glicemia (+/- 135 mg/dl), diferentemente dos voluntários que tomaram suco de laranja ou água. Esses apresentaram taxas de glicemia bem menores e semelhantes (100 a 108 mg/ dl). Ou seja, não houve um aumento significativo nos valores das taxas de glicemia e de insulina (hormônio produzido pelo pâncreas que metaboliza a glicose do sangue).

O que pode explicar melhor os resultados positivos desse estudo, são os flavonoides que apresentam ação antioxidante e anti-inflamatória, o que demonstra ser uma ação benéfica sobre a produção de insulina e modulação da glicemia.

Além disso, o suco de laranja oferece diversos benefícios, como a vitamina C, flavonoides, carotenoides e ajuda na prevenção de doenças crônicas.

Confira os detalhes completos dessa pesquisa com o suco de laranja na edição Nº 58 da Revista Citricultor

www.fundecitrus.com.br/comunicacao/revista_detalhes/revista-citricultor—edicao-58/78

Fonte: Fundecitrus

Leia utras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Atração da feira, o Programa de Compradores Internacionais deve promover mais de mil encontros entre produtores nacionais e investidores estrangeiros. Brasil bateu recorde de exportações em 2023
Doença destrutiva dos citros foi escolhida para a retomada da publicação. “CATI Responde” é um boletim informativo, que tem previsão de publicação mensal e digital, voltado aos produtores rurais
Ações da gestão estadual para controle da doença incluem criação de um canal de denúncia para produtores e retirada de mudas infectadas
Produzido a partir de dados do Caged, o levantamento mostra que as atividades que envolvem a colheita da laranja foram responsáveis por 54.232 contratações