Sucessão no agro exige planejamento e interesse das gerações mais novas

15 de abril de 2024

Segundo o IBGE, 90% das empresas têm perfil familiar no Brasil, respondem por mais da metade do PIB, e empregam 75% da mão de obra do país.
Compartilhe no WhatsApp
Sucessão no agro exige planejamento e interesse das gerações mais novas
Carina Aires e seu Filho que é Zootecnista

Apesar da vontade da família, a continuidade do agronegócio pelos filhos nem sempre é possível, pois exige planejamento e o interesse das gerações mais novas.

Uma sede construída em 1929 é o coração de uma fazenda que fica em Palmares Paulista (SP). Quase centenária, a casa guarda lembranças de uma família que, há sete gerações, mantém o patrimônio.

O desejo de seguir os passos da mãe fez com que uma engenheira agrônoma, desde muito pequena, se interessasse pela terra. Seu pai, dentista, também acabou se envolvendo com os negócios da fazenda, e preparou a herdeira mais velha para cuidar do cultivo da cana de açúcar, que atualmente é predominante na propriedade.

Para atrair o interesse de mais mulheres da família, a filha teve a ideia de iniciar uma nova cultura na fazenda, que permitisse mais integração, começando a plantar cacau em consórcio com a banana.

Sua irmã caçula também passou a se envolver mais com a vida no campo e, como parte deste novo desafio, elas abriram uma fábrica de chocolates em Limeira (SP). A ideia é que, no futuro, a matéria-prima saia da fazenda.

Segundo o IBGE, 90% das empresas têm perfil familiar no Brasil, respondem por mais da metade do PIB, e empregam 75% da mão de obra do país.

Assim como na cidade, fazer a sucessão familiar no campo é uma tarefa que exige planejamento e dedicação.

Um estudo do Banco Mundial apontou que apenas 30% das empresas familiares chegam à 3ª geração, e só metade disso sobrevive à sucessão de três gerações.

Veja reportagem completa:

https://globoplay.globo.com/v/12512395

Por Nosso Campo (G1)

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin, ministra participou da cerimônia de sanção do PL 327/2021, que cria o Programa de Aceleração da Transição Energética 
Dados do Monitor do Fogo do MapBiomas mostram que mais da metade da área queimada no Brasil no ano passado fica na Amazônia
Item registrou alta de 46,1% entre dezembro de 2023 e dezembro de 2024, seguido por óleo de soja (37,3%) e carne suína (35%)
As instituições IAC, IZ, Apta Regional, Cati e Defesa Agropecuária estarão com estande no recinto para atender aos produtores e visitantes