Search
Close this search box.

Simpósio inédito sobre cavalos reúne 20 especialistas de todo o país em SP

31 de março de 2023

Mercado, Função, Marcha e Morfologia foram os temas centrais de um evento inédito no Brasil.
Compartilhe no WhatsApp
Simpósio inédito sobre cavalos reúne 20 especialistas de todo o país em SP

O ‘Simpósio da Raça Mangalarga 2023’, promovido nos dias 18 e 19 de março, reuniu criadores, proprietários, competidores, profissionais e grandes nomes da Equinocultura, no Centro Hípico de Tatuí, no interior paulista. A programação do encontro, idealizado e realizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), contou com mesas de debates e apresentação de animais.

Representantes de seis estados do país, participaram dos debates. A Associação comemorou a grande participação do público. “O Simpósio foi uma oportunidade de ampla discussão, com pessoas de toda a cadeia do setor, de diversas regiões do país. Tivemos um debate muito democrático, cada um dando a sua opinião. O balanço foi positivo, pois, aproximou mais os criadores e mostrou que é possível haver uma conversa sobre temas polêmicos, com alto nível de civilidade”, destacou Eduardo Rabinovich, presidente da ABCCRM.

Participantes analisam o simpósio


João Paulo Fernandes, da Agropecuária Sinhá Maria, participou da mesa que debateu o tema ‘Mercado’, e ressaltou a importância da discussão para os criadores. “É um tema de absoluta importância. A iniciativa de discutir os assuntos que envolvem a raça nos une, para encontramos as melhores soluções”, ressaltou. Rodrigo Novais, diretor adjunto de exposições da ABCCRM, foi moderador da mesa que discutiu o tema ‘Função’ e destacou: “É de extrema importância para definirmos objetivos e traçarmos onde queremos chegar”.

ec919946 640b 4d17 9538 8fad0b8e1796DSC 0526

O criador e atleta, Jorge Eustáquio, participou da mesma mesa e enalteceu as qualidades da raça, que torna seus exemplares completos. “Tivemos uma discussão muito rica sobre a função do cavalo Mangalarga, eu acho que esse tema é fundamental para a gente usar toda a versatilidade da raça”. Já Marcelo Cerqueira, diretor adjunto de Fomento da ABCCRM, comemorou a união da raça. “Temos um grande trabalho a ser feito, saímos daqui com várias lições de casa, que temos que trabalhar, para a nossa raça ficar cada vez mais forte”.

Os temas das mesas de debates, ‘Marcha’ e ‘Morfologia’, também foram amplamente debatidos no evento. O presidente Eduardo Rabinovich acompanhou todas as exposições. “A semente foi plantada. E o que vamos colher no futuro é uma raça mais forte e ainda maior. Pois, todas as discussões e ideias apresentadas se tornarão um plano de ação da ABCCRM, para que possamos implementar soluções e melhorias às questões que foram trazidas ao simpósio”, completou o presidente da Associação do Mangalarga.

Por Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

42 ª Exposição Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano acontece de 20 de maio a 02 de junho no Parque da Água Branca
O aumento do uso de coprodutos representa uma solução sustentável para a destinação de resíduos
São Paulo enfrenta desafios ainda maiores devido aos altos custos para o setor produtivo do leite e por ser o maior mercado consumidor do país.
Volume alcançou em 178,8 mil toneladas até a quarta semana, sendo que no ano anterior foram exportadas 168,4 mil toneladas