Search
Close this search box.

Safrinha deve manter níveis de produção de 2023, afirma secretário de Agronegócio

21 de maio de 2024

Um dos motivos para este cenário é o plantio tardio e a mudança de cultura entre os agricultores.
Compartilhe no WhatsApp
Safrinha deve manter níveis de produção de 2023, afirma secretário de Agronegócio

A Secretaria Municipal de Agronegócio (Sagri) tem a expectativa de que a safrinha tenha o mesmo impacto que no ano de 2023. O titular da pasta, Agnaldo Silva, explicou que a colheita deve atingir os mesmos níveis do ano passado. 

De acordo com Agnaldo, um dos motivos para este cenário é o plantio tardio e a mudança de cultura entre os agricultores. Devido ao baixo preço do milho no mercado, os produtores investiram no sorgo e na soja. “Nós tivemos uma perda não muito grande na produção da soja, porque houve um aumento no plantio. A expectativa é de que plantamos 90 mil hectares de soja. O milho caiu, no ano passado chegou a cerca de 25 mil, este ano foi em torno de 10 mil hectares”, afirma. 

A estimativa de aumento na cultura de soja foi antecipada pelo Conselho de Previsão de Safra de Uberaba, em agosto de 2023. Segundo o conselho, o incremento no número de hectares implica um aumento de 5,8% na área plantada. 

O titular explica que o investimento em cana-de-açúcar também é um dos fatores que afetou a safrinha, além das condições climáticas adversas. As chuvas escassas e o clima quente no período de inverno podem interferir no resultado. “Embora não tenha iniciado a colheita da safrinha, pode haver um impacto negativo na produção”, explica. 

Apesar do panorama referente ao milho, o secretário não enxerga que os resultados sejam negativos de maneira geral. “A gente espera que tenhamos a mesma produção, porque todas as áreas foram replantadas. Logicamente, houve uma redução na área de milho, mas, em compensação, o sorgo compensou”, analisa Agnaldo Silva. 

Por JM Online

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Estudo conduzido pela Agro Valley, governança de inovação do agronegócio da região, revela impactos econômicos do setor
Região completa 6 meses sem chuva considerável para os cafezais
Iniciativa entre MDA e GIZ promove uso sustentável da biodiversidade e fortalece cadeias de valor para agricultores familiares
No entanto, a tecnologia de gestão ainda é pouco explorada pelos produtores