Search
Close this search box.

Retomada de exportações de frango de Santa Catarina para o Japão será debatida em missão do Mapa ao país asiático

20 de julho de 2023

O estado teve a confirmação de um foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade em aves domésticas de subsistência
Compartilhe no WhatsApp
Retomada de exportações de frango de Santa Catarina para o Japão será debatida em missão do Mapa ao país asiático

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, garantiu nesta terça-feira (18) que a retomada das exportações de carne de frango de Santa Catarina para o Japão será a prioridade da missão do Mapa a Tóquio, na próxima semana. Em reunião com o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, Fávaro ressaltou que o Brasil continua sendo um dos quatro países do mundo sem influenza aviária de alta patogenicidade em produção comercial.

image 1 5
Retomada de exportações de frango de Santa Catarina para o Japão será debatida em missão do Mapa ao país asiático

“O Japão está tendo um protocolo mais rígido, que está sendo revisado pelo mundo todo. Então passou a ser prioridade número um da nossa missão. Já estamos em tratativas para rediscussão desse protocolo, já que o Brasil continua com garantia de sanidade”, disse o ministro.

“Viemos aqui reforçar a preocupação de Santa Catarina, pela importância e pelo que representa para a economia do estado a produção da carne aviária”, destacou o governador.

No último sábado (15), foi confirmado um foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em aves domésticas de subsistência em propriedade no município de Maracajá (SC), onde encontravam-se múltiplas espécies de aves que eram criadas soltas e não eram destinadas à produção de produtos para comercialização. A propriedade está interditada e todas as aves foram eutanasiadas e as carcaças foram destruídas e enterradas.

De acordo com o Código Sanitário de Animais Terrestres da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), a ocorrência da infecção pelo vírus em aves silvestres e domésticas de subsistência não compromete a condição do Brasil como país livre de IAAP. No entanto, o Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão (MAFF) comunicou a decisão de suspender a importação de aves vivas e carne de aves do Estado de Santa Catarina até que o Mapa encaminhasse informações detalhadas sobre o caso.

O Mapa já enviou os esclarecimentos demandados e segue trabalhando para que o impacto das restrições seja o menor possível aos exportadores brasileiros.

Por MAPA

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil 

Relacionadas

Veja também

42 ª Exposição Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano acontece de 20 de maio a 02 de junho no Parque da Água Branca
O aumento do uso de coprodutos representa uma solução sustentável para a destinação de resíduos
São Paulo enfrenta desafios ainda maiores devido aos altos custos para o setor produtivo do leite e por ser o maior mercado consumidor do país.
Volume alcançou em 178,8 mil toneladas até a quarta semana, sendo que no ano anterior foram exportadas 168,4 mil toneladas