Search
Close this search box.

O Brasil é um dos países que mais preserva suas reservas florestais

30 de outubro de 2023

Segundo IBGE, propriedades rurais ocupam 41% do território nacional, desses 72% possuem reserva florestal somando 218 milhões de hectares preservados
Compartilhe no WhatsApp
O Brasil é um dos países que mais preserva suas florestas

As reservas florestais nas propriedades do Brasil são áreas de vegetação nativa que devem ser preservadas pelos produtores rurais, conforme determina o Código Florestal Brasileiro. Essas reservas têm como objetivo proteger a biodiversidade, os recursos hídricos, o solo e o clima, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável do país.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui cerca de 5,4 milhões de propriedades rurais, que ocupam 41% do território nacional. Dessas, 3,9 milhões (72%) possuem algum tipo de reserva florestal, que somam 218 milhões de hectares, ou seja, 25% da área total das propriedades.

Reservas Florestais: o Brasil tem 60% de sua área coberta por florestas

O Brasil é um dos países que mais preserva suas florestas, tanto em termos absolutos quanto relativos. De acordo com o relatório State of the World’s Forests, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Brasil tem 60% de sua área coberta por florestas, o que representa 12% da área florestal do mundo. Além disso, o Brasil é responsável por 44% da área de florestas primárias do planeta, que são aquelas com alto grau de conservação e biodiversidade.

No entanto, apesar dos avanços na preservação das reservas florestais nas propriedades rurais, ainda há desafios a serem enfrentados. Um deles é a regularização ambiental das propriedades, que consiste em adequar a situação das reservas à legislação vigente. Para isso, foi criado o Cadastro Ambiental Rural (CAR), um registro eletrônico obrigatório que identifica e monitora as áreas de vegetação nativa nas propriedades rurais. Até o momento, mais de 6 milhões de propriedades já estão inscritas no CAR, mas ainda há um déficit de cerca de 1 milhão de cadastros.

Outro desafio é a recuperação das áreas degradadas ou desmatadas ilegalmente nas propriedades rurais. Segundo o IBGE, existem cerca de 24 milhões de hectares nessas condições, que devem ser restaurados pelos produtores. Para incentivar essa prática, existem programas e políticas públicas que oferecem apoio técnico e financeiro aos produtores rurais, como o Programa de Regularização Ambiental (PRA), o Programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono) e o Programa Nacional de Recuperação de Áreas Degradadas e Alteradas (PRAD).

As reservas florestais nas propriedades são fundamentais para a conservação do meio ambiente e para a manutenção dos serviços ecossistêmicos que beneficiam toda a sociedade. Por isso, é importante que os produtores rurais cumpram seu papel na preservação dessas áreas e que recebam o reconhecimento e o apoio necessários para essa atividade.

Por Agência Agrovenki

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Criação de canais de atendimento exclusivos e especializados e melhorias na rede elétrica no interior integram série de ações previstas no Cemig Agro.
O saldo alcançou US$9,42 bilhões, aumento de 14,2% em comparação ao mesmo período do ano anterior
Programas de destaque incluem “Vivenciando a Prática”, que já mostrou realidade do agronegócio a mais de 30 mil estudantes e professores, e a Agroteca Digital
O estudo foi realizado pela HR Tech Mereo, plataforma integrada de gestão de pessoas presente em cerca de 40 países, responsável por atender a 10% das 500 maiores empresas do Brasil.