No último internacional antes dos Jogos de Santiago, as duplas João Victor Marcari Oliva/Escorial Campline e Renderson Oliveira/Fogoso Campline, dois representantes do cavalo Lusitano, encerraram neste domingo (24/9) sua participação no CDI4* de Hagen, na Alemanha.
A jornada dos dois na competição começou na sexta-feira (22) com o Grand Prix, válido para obtenção de índice olímpico para os Jogos de Paris 2024 e dividido em duas disputas: uma valendo vaga no GP Special e outro no GP Freestyle.
A dupla João Victor/Escorial atingiu 71.348% (4º lugar), vaga para o GP Special, e mais um Índice Mínimo de Elegibilidade (MER) para as Olimpíadas estabelecido pela Federação Equestre Internacional (FEI) que é de 67% no Grand Prix e com juíz FEI5*, neste internacional com os alemães Elke Ebert e Evi Eisenhardt e a britânica Isobel Wessels. Neste domingo (24), a dupla registrou 71.149% no GP Special, emplacando o 5º lugar.
Renderson Olibeira montado em Fogoso Campline
Renderson Oliveira com o olímpico Fogoso Campline obteve 69.413% de nota média final no Grand Prix (10º lugar), e com os três juízes FEI5*, o dinamarquês Magnus Ringmark – que vai presidir o júri nos Jogos de Santiago -, e os alemães Hennin Lehrmann e Katrina Wüst, garantindo mais um índice olímpico. O cavaleiro retornou para a pista no sábado (23) para o GP Freestyle, e em sua segunda apresentação nesta prova de estilo livre com música registrou 72.895% de nota média final, repetindo o 10º lugar na classificação geral.
Os dois cavaleiros, que residem em Portugal, estão na fase final de preparação para os Jogos de Santiago no centro de treinamento do técnico do Time Brasil de Adestramento, Norbert van Laak, em Möhnesee-Günne, na Alemanha, de onde seguirão viagem direta para o Chile.
Nas fotos da Eurodressage cedidas pela Campline Horse, João Victor Oliva/Escorial Campline e Renderson Oliveira/Fogoso Campline.
Por Ruth Araujo
Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil