Rede GO-FAIR Agro Brasil promove oficinas no mês de agosto

1 de agosto de 2022

As oficinas promovidas pela Rede GO-FAIR serão realizadas em formato virtual com temáticas sobre governança e gestão de dados
Compartilhe no WhatsApp
Rede GO-FAIR Agro Brasil promove oficinas no mês de agosto
Rede GO-FAIR promoverá oficinas para pesquisas agropecuárias – Foto: rawpixel/Freepik

Um ciclo de eventos voltado para a governança e gestão dos dados da pesquisa agropecuária será realizado em agosto pela Rede GO-FAIR Agro Brasil. Serão quatro oficinas, que serão precedidas por palestras de profissionais convidados e vão abordar temas como infraestrutura de repositórios, políticas e planos de gestão de dados, padrões de dados e metadados, modelo conceitual e interoperabilidade semântica.

As oficinas acontecerão em formato virtual. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em uma ou mais oficinas. Além dos representantes das instituições que já aderiram à Rede, o evento é aberto a profissionais das ciências agrárias, ciência da informação, ciência da computação e da área de tecnologia da informação interessados em integrar a iniciativa.

Parte de um movimento internacional, a Rede GO-FAIR Agro Brasil tem como objetivo propor estratégias e mobilizar parcerias para fomentar o compartilhamento e reúso dos dados produzidos no âmbito dos sistemas produtivos agropecuários e também aqueles oriundos de pesquisas em ciências agrárias, apoiados nos princípios FAIR (encontráveis, acessíveis, interoperáveis e reusáveis, na tradução do inglês). A ideia é promover metodologias e soluções para que os dados, que hoje se encontram dispersos, sejam interoperáveis do ponto de vista tecnológico e semântico, fomentando a pesquisa e a inovação intensiva em dados.

O lançamento oficial da Rede aconteceu em abril deste ano durante evento com a participação de mais de 40 instituições públicas e privadas que discutiram as ações prioritárias para o próximo biênio. Agora, serão formados grupos de trabalho para dar continuidade às atividades. A coordenação é da Embrapa, em gestão colegiada com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Leia mais aqui.

Rodada de oficinas temáticas no Rede GO-FAIR

A primeira oficina acontecerá no dia 17 de agosto e vai abordar a infraestrutura de repositórios para armazenamento e preservação de dados agropecuários, incluindo aspectos como certificação, sustentabilidade e segurança. O evento contará com a palestra da professora Fátima Nunes, da Universidade de São Paulo (USP), que atua na área de gestão de dados científicos.

No dia 25 de agosto, a oficina vai tratar de políticas e planos de gestão de dados na área de pesquisa e desenvolvimento agrícola e um panorama sobre experiências nacionais e internacionais. A palestrante convidada é a pesquisadora Viviane Veiga, do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz, que coordena a Rede GO-FAIR Brasil na temática de Saúde.

A terceira oficina será em 31 de agosto. O tema serão os padrões de dados e metadados aplicados às áreas de domínio do conhecimento que compõem o universo agropecuário. A oficina contará com a palestra do professor João Luiz Rebelo Moreira, da Universidade de Twente (Países Baixos), membro da coordenação executiva do movimento GO-FAIR Brasil.

Em setembro, a última oficina

Em setembro, no dia 13, acontece a última oficina, sobre modelo conceitual e interoperabilidade semântica, que vai abordar iniciativas relacionadas ao tema e à construção de vocabulários controlados. O palestrante convidado será o professor Giancarlo Guizzardi, da área de ontologia e modelagem conceitual, da Universidade Livre de Bozen-Bolzano (Itália) e Universidade de Twente.

Inscrições podem ser realizadas aqui.

Fonte: Embrapa Agricultura Digital

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Análise desenvolvida por cientistas do INCT NanoAgro defende o uso de selênio no processo de biofortificação, através de nanotecnologia
Soluções inovadoras aliam inteligência artificial, monitoramento remoto e práticas sustentáveis em um momento de forte expansão do agronegócio brasileiro
Com alto engajamento de revendas de grãos, a companhia se torna a primeira trading a monitorar integralmente todos os volumes adquiridos em regiões prioritárias no Brasil.
A Sette é uma junção da A de Agro com a Bart Digital; duas empresas com desafios muito distintos, mas que sempre estiveram alinhados com o que há de mais tecnológico no mercado.