Prova de Eficiência Alimentar em Bubalinos é apresentada na MegaLeite

16 de junho de 2025

Avaliação foi tema de palestra da ABCB dentro das comemorações dos 65 anos da entidade
Compartilhe no WhatsApp
Prova de Eficiência Alimentar em Bubalinos é apresentada na MegaLeite
Foto Divulgação

A Associação Brasileira de Criadores de Búfalos (ABCB) apresentou, na quinta-feira, 12 de junho, a 1ª Prova de Eficiência Alimentar em Bubalinos, dentro da programação oficial da MegaLeite, em Belo Horizonte (MG). O professor André Jorge e a Dra Caroline Francisco, do Centro de Pesquisas Tropicais em Bubalinos (CPTB), da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), foram os responsáveis por discorrer sobre o projeto, desenvolvido em parceria com a ABCB.

André Mendes detalhou que entre os objetivos da prova de eficiência alimentar está identificar individualmente animais que apresentem melhor desempenho, com maior ganho de peso diário e menor consumo alimentar, e propiciar subsídios para a sua seleção.

Será possível, com isso, apontar futuros reprodutores que possam transmitir às suas progênies as características de eficiência avaliadas. Os proprietários terão à disposição um instrumento de seleção dos animais para avaliações e testes de progênie de reprodutores, sejam machos ou fêmeas.

A prova será realizada com búfalos no confinamento do CPTB, no campus da Unesp, em Botucatu (SP). Caroline Francisco contou que muitos países já fazem esse tipo de avaliação de eficiência, seja em touros, matrizes ou novilhas, com aptidão para corte ou leite. “São vários os fatores relacionados que determinam o sucesso da atividade. É preciso entender que a fazenda é um organismo vivo, então precisamos olhar para a tríade nutrição, manejo e genética e cada item que as compõe. Nenhum desses elementos atua isoladamente”, destacou.

A palestra integra o ciclo de atividades promovido pela ABCB em comemoração aos seus 65 anos de atuação.

Por ABCB

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil 

Relacionadas

Veja também

Receita das exportações foi 5% maior neste ano
Evento neste sábado (5), com envio de 27 toneladas, marca o início das exportações da unidade de Mozarlândia (GO) e aponta para novas oportunidades em um mercado em expansão
Inclusão da carne suína na cesta básica, isenção para pequenos produtores e alíquota reduzida para insumos estão entre os principais avanços obtidos com articulação técnica da entidade