Search
Close this search box.

Projeto para produção de tambaqui em Rondônia receberá U$ 80 milhões de Israel

15 de junho de 2022

Chamado de Pride, o projeto será implantando em Rondônia visando a implantação de um Centro de Conhecimento Sustentável
Compartilhe no WhatsApp
Projeto para produção de tambaqui receberá U$ 80 milhões de Israel
A implantação da mega fazenda de tambaqui servirá como um local de treinamento para produtores de Rondônia – Foto: Divulgação

O estado de Rondônia deu um passo importante para alavancar a piscicultura com o anúncio do projeto Pride, de iniciativa de investidores de Israel, um projeto para implantação de um Centro de Conhecimento Sustentável que ajudará no fortalecimento da cadeia produtiva de peixes, especificadamente o tambaqui.

O projeto foi anunciado durante o segundo dia da 9ª Rondônia Rural Show. O Pride, que em inglês, significa orgulho, busca valorizar a aquicultura por meio de pesquisas tecnológicas e científicas. Em Rondônia, a implantação da mega fazenda de tambaqui, que servirá como um local de treinamento para produtores, está prevista para acontecer no município de Ariquemes, no Vale do Jamari.

O investimento total do empreendimento é estimado em U$ 80 milhões de dólares. A projeção é que sejam gerados nos primeiros seis meses, 50 postos de trabalho, e que em um ano alcance 100 pessoas. Entre 5 a 7 anos, a expectativa é alcançar 5 mil postos de trabalho. O Pride tem como meta implantar um restaurante de tambaqui de Rondônia em Nova York até 2023 e triplicar a produção até 2028.

Orgulho em receber o projeto Pride

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, aproveitou para falar do orgulho em receber grandes negócios como o projeto Pride que corroboram para a vocação do Estado que é impulsionar a economia e trazer mais qualidade de vida aos rondonienses.

O governador também ressaltou o compromisso do Estado no fortalecimento de políticas públicas que ajudam no desenvolvimento rondoniense. ”O Governo busca trabalhar em conjunto para gerar mais empregos e renda para nossa gente, somando para ajudar no fortalecimento das cadeias produtivas”, pontuou ao destacar que o empreendimento deve receber apoio do Fundo de Investimento e Desenvolvimento Industrial do Estado de Rondônia (Fider).

No Centro de Conhecimento Sustentável, os produtores serão treinados para atender o padrão internacional do consumo do tambaqui.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Avenilson Trindade, destacou que o Pride é o case de sucesso do programa de atração de desenvolvimento do Governo, o Invest Rondônia. “Esse projeto consolida a política pública de atração de investimentos de Rondônia, ao prospectar um empreendimento que contempla a aptidão do Estado. Somos um dos maiores produtores de tambaqui do país, um produto muito saboroso. Acreditamos que o Pride irá transformar a cadeia de peixes de Rondônia, e também a economia do Estado”.

O empresário e vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil Israel, Jack Magid, fez a apresentação do projeto Pride Tambaqui de Rondônia, no Espaço Empresarial Internacional da 9ª Rondônia Rural Show e mostrou em vídeo a projeção do Centro de Conhecimento Sustentável, causando boa impressão no público.

Ele explicou que no local, os produtores terão conhecimento de toda a cadeia produtiva, o que contempla genética, saúde, tratamento da água, o qual Israel é referência, produção; processamento; economia integrada; inteligência artificial e gestão inteligente.

Fonte: Secom

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

A tecnologia já é empregada no exterior em peixes como salmão e truta, e o maior desafio era adaptá-la para o tambaqui
Com investimento de R$ 500 mil, repassados por meio de convênio, 50 piscicultores de Buritizeiro e Pirapora receberam insumos e terão assistência técnica para seguir na atividade
Iniciativa tem financiamento do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e apoio de instituições parceiras.
Estado tem papel de destaque na piscicultura do País; setor vai ser impulsionado pela maior demanda