Search
Close this search box.

Projeto O Campo Futuro chega a Rondônia para fortalecer a pecuária de corte de confinamento

24 de abril de 2024

O "O Campo Futuro" baseia-se no levantamento detalhado do custo de produção de diversas atividades agropecuárias.
Compartilhe no WhatsApp
Projeto O Campo Futuro chega a Rondônia

Dando sequência ao circuito do projeto Campo Futuro, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizará no dia 29 de abril o primeiro Painel Campo Futuro voltado para a pecuária de corte em Rondônia.

O projeto “O Campo Futuro” é realizado pela CNA e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com universidades e centros de pesquisa e visa fornecer informações estratégicas e capacitação para produtores rurais, a fim de melhorar suas tomadas de decisão e fortalecer o desenvolvimento do setor.

image 19

Aprimorando a gestão com dados precisos

Seu objetivo principal é combinar a capacitação dos produtores rurais com a geração de informações cruciais para o setor, auxiliando assim nas decisões estratégicas no campo. Além disso, o projeto oferece um acompanhamento sistemático da evolução dos custos de produção regionais e análises sobre a rentabilidade das atividades agropecuárias, permitindo o gerenciamento eficaz de preços e comportamento da produção.

Metodologia transparente e participativa do projeto

A metodologia adotada pelo projeto é transparente e participativa. O levantamento e acompanhamento dos dados econômico-financeiros são realizados em parceria com instituições de ensino e pesquisa renomadas. Os dados são coletados por meio de painéis realizados nas principais regiões produtoras de cada produto, com a participação de diversos agentes da cadeia produtiva, incluindo produtores, representantes dos sindicatos rurais, técnicos especializados e representantes de instituições ligadas ao setor agropecuário.

Os painéis ocorrem anualmente e consistem em reuniões técnicas locais, onde é definida uma propriedade modal na região, ou seja, aquela que ocorre com maior frequência. Nessas reuniões, são levantadas informações detalhadas sobre os custos de produção, com base no consenso entre os participantes. As informações são então formalizadas em uma planilha estruturada, desenvolvida pelas instituições de ensino/pesquisa responsáveis por cada produto agropecuário.

Após a realização dos painéis, as informações são atualizadas mensalmente pelas organizações parceiras do projeto, proporcionando uma visão atualizada da conjuntura e desempenho da produção em cada etapa do ciclo produtivo. A CNA mantém um banco de dados com informações de custos desde 2007, fornecendo um valioso sistema de informações para o setor.

Participe da primeira reunião em Rondônia

A primeira reunião do projeto “O Campo Futuro” em Rondônia está marcada para o dia 29 de abril, às 14 horas, de forma híbrida. Produtores rurais e demais interessados podem participar presencialmente no município de Colorado do Oeste no auditório da antiga Ceplac localizado na Av. Paulo de Assis, n° 4054; ou por videochamada acessando o link da reunião. CLIQUE AQUI:

Este é um momento importante para a pecuária de corte em Rondônia, especialmente para o confinamento, onde a troca de informações e o conhecimento compartilhado podem fortalecer o desenvolvimento sustentável do setor. Junte-se a nós e faça parte desta iniciativa que visa transformar o futuro do campo brasileiro.

Por Rondônia Agora

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

O aumento do uso de coprodutos representa uma solução sustentável para a destinação de resíduos
São Paulo enfrenta desafios ainda maiores devido aos altos custos para o setor produtivo do leite e por ser o maior mercado consumidor do país.
Volume alcançou em 178,8 mil toneladas até a quarta semana, sendo que no ano anterior foram exportadas 168,4 mil toneladas