Search
Close this search box.

Projeto feito com produtores de café e cacau busca reduzir desmatamento na Amazônia peruana

12 de março de 2024

Intervenção procura introduzir modelos sustentáveis de produção de café e cacau para reduzir o desmatamento e a degradação no noroeste da região no Peru.
Compartilhe no WhatsApp
Projeto feito com produtores de café e cacau busca reduzir desmatamento na Amazônia peruana

Cerca de 120 mil produtores de café e cacau livres de desmatamento de 17 províncias das regiões Amazonas, Cajamarca, Loreto e San Martín poderão se beneficiar da execução do Projeto ‘Cadeias de Valor Livres de Desmatamento na Amazônia Peruana’ (Projeto FOLUR), liderado pelo Ministério do Meio Ambiente (Minam) com apoio do Projeto GEF.

Esta intervenção procura introduzir modelos sustentáveis de produção de café e cacau para reduzir o desmatamento e a degradação no noroeste da Amazônia do Peru. Desta forma, incentiva-se o desenvolvimento das economias locais, aproveitando os recursos naturais de forma sustentável. Para tanto, haverá um investimento de mais de US$ 13 milhões.

Durante a sessão de instalação da diretoria do projeto, o ministro do Meio Ambiente, Juan Carlos Castro, disse que seu setor promove ações com perspectivas sustentáveis e que possibilitam o desenvolvimento das economias locais. 

“Com projetos como este vamos motivar um trabalho articulado entre os governos locais e regionais e os empreendedores comunitários, conseguindo fechar lacunas, que é o principal objetivo do Governo”,afirmou.

Nesta reunião estiveram presentes o Vice-Ministro do Desenvolvimento Estratégico dos Recursos Naturais; Mariela Canépa; o diretor nacional do Projeto FOLUR, Elvis García; e a vice-representante residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Peru, Carla Zacapa, entre outros.

A implementação desta iniciativa setorial se enquadra no cumprimento dos compromissos nacionais peruanos estabelecidos nas convenções ambientais internacionais contra a perda de biodiversidade, alterações climáticas, degradação, pressões sobre a terra e outros. O seu financiamento complementa as políticas nacionais e, ao mesmo tempo, procura contribuir para enfrentar desafios ambientais de relevância global.

A diretoria do Projeto é composta pelo Ministério do Meio Ambiente, como entidade executora; os governos regionais de San Martín, Amazonas, Loreto e Cajamarca, e os ministérios de Desenvolvimento Agrário e Irrigação, Produção e Comércio Exterior e Turismo . É também composto por representantes dos beneficiários e do PNUD, como agência implementadora.

Na sessão de instalação foi aprovado o Plano Anual de Trabalho 2024 e divulgado o Regimento Interno da Diretoria.

Programa FOLUR

O Projeto FOLUR Peru é um dos 27 projetos do Programa de Impacto, Uso e Restauração de Sistemas Alimentares (Programa FOLUR), financiado pelo GEF, que busca transformar o sistema alimentar global, promovendo paisagens sustentáveis e integradas e valor eficiente de commodities.

Por Portal Amazônia

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Enxurradas não apenas arrastaram nutrientes, mas também aumentaram a acidez do solo
Iniciativa liderada pela Fundação Solidaridad mapeou durante duas safras regiões produtoras nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia com o objetivo de apontar mecanismos e modelos que viabilizem a expansão sustentável
Leilão de cafés especiais da Daterra terá renda revertida para pesquisas; iniciativa é reconhecimento aos cientistas que se dedicam à pesquisa cafeeira no Brasil
Setor registra recorde mensal em receita dos embarques; embarques mensais crescem 40,7% e registram segundo melhor desempenho histórico